Sorocaba e Região

Previsão é de frio para o fim de semana com termômetros marcando 5º

Nesta quarta-feira (3), as temperaturas ainda serão mais amenas, variando entre 15ºC e 29ºC
Previsão é de frio para o fim de semana
Roupas de inverno, por enquanto, apenas nas vitrines das lojas. Crédito da foto: Erick Pinheiro

O inverno deve começar a aparecer em Sorocaba com mais intensidade a partir de sexta-feira (5), segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta quarta-feira (3), as temperaturas ainda serão mais amenas, variando entre 15ºC e 29ºC. Nesta quinta-feira (4), a mínima segue igual, mas a máxima não passa dos 23ºC. Já na sexta-feira, o dia deve amanhecer mais gelado, com 12ºC, e os termômetros chegarão no máximo aos 15ºC. No sábado, a mínima é de 5ºC na cidade.

De acordo com Helena Balbino, meteorologista do Inmet, nesta quarta-feira, a frente fria se fortalece com a proximidade de áreas de instabilidade e avança, especialmente pelo interior do continente. “Na quinta-feira haverá acumulado significativo de precipitação e declínio das temperaturas”, afirma a especialista. Segundo Helena, haverá chuva forte no sul, sudeste e centro-leste do Estado, mas em Sorocaba o sol apenas ficará encoberto.

Leia mais  Adolescente é detido suspeito de tráfico de drogas em Sorocaba

Na sexta-feira a frente fria se espalhará por todo o Estado e, em Sorocaba, as temperaturas devem despencar. Há, segundo Helena, a possibilidade de chuva na cidade. O frio ficará ainda mais intenso no sábado, com temperaturas entre 5ºC e 16°C. Ainda assim, segundo o Inmet, haverá sol com poucas nuvens no céu.

“Só acredito vendo”

Previsão é de frio para o fim de semana
Daiane prefere o calor. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A chegada do clima mais frio típico do inverno divide os sorocabanos. A técnica de enfermagem Daiene Viana, 29, conta que prefere as temperaturas mais altas e que não acredita em um inverno sorocabano rigoroso. “Nem comprei roupas novas porque aqui não faz um frio insuportável. Só acredito vendo. Comprei agasalho para o meu filho, de sete anos, que acaba perdendo roupa muito rápido, mas eu vou usar o que já tenho em casa mesmo”, afirma.

Previsão é de frio para o fim de semana
Mirian sofre no inverno. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Para a costureira Mirian Dulce Silva, 38, não é só uma questão de preferência, mas sim de saúde. Operada com pinos na perna, ela conta que com os termômetros marcando temperaturas mais baixas, passa a sentir muita dor no local da cirurgia e por isso torce para que o frio não chegue forte na cidade. “Eu tenho oficina de costura e por isso não me preocupo tanto com as roupas. Faço algumas peças de moletom para a família e é suficiente, mas prefiro que o inverno continue com cara de verão”, conta Mirian.

Leia mais  Operação contra pancadões apreende 38 veículos em Sorocaba

Já a aposentada Sônia Maria de Souza, 61, conta que chegou recentemente de uma viagem a Portugal e sente saudades do frio europeu. “Aqui em Sorocaba temos um inverno de mentira. Fica frio uma semana e o resto do ano um calor insuportável”, reclamou ela, que se anima com a notícia da frente fria para o final de semana.

Previsão é de frio para o fim de semana
José Célio foge do frio. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Acostumado com o frio gaúcho, José Célio Dias, 52, conta que há 15 anos, desde que vive em São Paulo, não precisou comprar roupas de frio. “Eu gosto do frio, mas acho o clima aqui de Sorocaba bastante agradável.” Ele não acredita em um inverno muito rigoroso na cidade e relembra que no ano passado, durante o inverno, viajou para o Rio Grande do Sul visitar familiares, mas antecipou a volta para a casa por conta do clima. “Lá estava frio demais e prefiro as temperaturas daqui”, finalizou. (Larissa Pessoa)

Comentários