Buscar no Cruzeiro

Buscar

Preso homem tido como maior furtador de carros

11 de Julho de 2018 às 11:35

Ana Cláudia Martins - [email protected]

A Polícia Civil de Sorocaba apresentou na manhã desta quarta-feira (11) à imprensa um homem de 47 anos, conhecido como Xingu, e que é considerado pela polícia o maior furtador de veículos de Sorocaba e região. Segundo o advogado dele, Mário Del Cistia, Xingu se apresentou espontaneamente à polícia, que em Sorocaba tinha cinco mandados de prisão, sendo alguns preventivos contra ele. Xingu também já teve pelo menos duas condenações por furto de veículos.

Segundo o delegado Seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, Xingu, levava em média 16 segundos ou até menos para furtar veículos, que eram desmanchados em uma oficina localizada na zona norte de Sorocaba, e também alguns carros eram vendidos, depois de terem seus dados originais alterados. De acordo com a polícia, pelo menos mais de 70 veículos foram furtados em Sorocaba e região, sendo a maioria na cidade, por Xingu e outros integrantes da quadrilha.

Ele e os demais integrantes da quadrilha já tinham sido presos em 2015 após uma investigação de três meses feita pela Polícia Civil de Sorocaba. O delegado seccional disse ainda que Xingu costumava agir nas proximidades do Hospital Regional e que ele costumava usar uma chave falsa para abrir os veículos e em seguida fazia ligação direta. "Geralmente ele chegava de carro com outro integrante da quadrilha, cometia o furto e ia embora com o veículo furtado", disse Carriel.

Xingu foi levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) em Sorocaba por uma viatura da Polícia Civil logo após ser apresentado na Delegacia Seccional. O advogado dele disse que orientou seu cliente a se apresentar, pois há 27 anos cuida da defesa de Xingu e disse que irá continuar defendendo seu cliente, que em breve irá participar de audiências, onde irá se defender. "A polícia já tinha ido cumprir o mandado de prisão preventiva na casa dele e como ele é casado, tem família e filhos, minha orientação foi para que ele se entregasse à polícia espontaneamente", disse Del Cistia.

O acusado não falou com a imprensa. Carriel destacou ainda que após a prisão da quadrilha em 2015, o furto de veículos em Sorocaba teve queda de 32%.