Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeituras cancelam eventos e festividades nos municípios

08 de Abril de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Prefeituras cancelam eventos e festividades nos municípios Iperó fez 55 anos de emancipação. Crédito da foto: Divulgação / Gilmar Loureiro (20/3/2018)

A pandemia do novo coronavírus também afetou a programação de aniversário de algumas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Por conta dos decretos estadual e municipais que impedem a realização de eventos e aglomeração de pessoas, shows, desfiles cívicos e outras programações tiveram de ser canceladas pelas prefeituras ou adiadas para quando a situação for normalizada.

No último dia 21 de março, a cidade de Iperó completou 55 anos de emancipação política-administrativa, mas foi preciso suspender a programação festiva em comemoração pelo aniversário da cidade. Conforme a Prefeitura, a Iperó Fest 2020, o Baile da Rainha e o Cowboy do Rodeio, além do desfile cívico, deverão ser reprogramados para acontecer após o controle da pandemia.

“Estamos felizes de poder proporcionar para Iperó uma comemoração com muitos avanços, melhorias e conquistas importantes, mas, infelizmente, o País está vivendo esse momento delicado em torno do vírus e as demais festividades tiveram que ser adiadas. Porém, todos as medidas para proteção da saúde dos munícipes são extremamente importantes nesse momento. Quando possível, faremos uma festa ainda mais bonita aos iperoenses”, disse o prefeito de Iperó, Vanderlei Polizeli.

Em Ibiúna, a Prefeitura também teve que cancelar a programação em comemoração pelo aniversário de 163 anos, que ocorreu no último dia 24 de março. Também por conta da Covid-19, o prefeito João Mello, determinou o cancelamento de todos os eventos públicos referentes ao aniversário da cidade, incluindo o desfile cívico.

Este teria como tema “Brinquedos e brincadeiras antigas” e a participação de todas as escolas da rede municipal e estadual, bandas marciais, entre outras atrações.

Sem comemoração

Em abril, outras três cidades da RMS também estão tendo que fazer mudanças em relação aos seus aniversários por conta do avanço do novo coronavírus: São Miguel Arcanjo, Cerquilho e Araçoiaba da Serra.

No dia 1º de abril, São Miguel Arcanjo completou 131 anos de história, mas um decreto municipal, de 13 de março, cancelou todas as atividades comemorativas do aniversário de emancipação política do município.

Além disso, segundo o documento, assinado pelo prefeito Paulo Ricardo da Silva, também foram cancelados outros eventos ou situações de aglomeração de pessoas, por período indeterminado, tendo em vista a diminuição da possibilidade de propagação do novo coronavírus. Para a data não passar em branco, foi divulgado, nas redes sociais do município, um vídeo no qual o prefeito de São Miguel Arcanjo parabeniza a cidade e toda a sua população pela data.

A Prefeitura de São Miguel Arcanjo não informou quais seriam os eventos em comemoração ao aniversário da cidade e que foram cancelados por conta do novo coronavírus.

Na sexta-feira, dia 3, Cerquilho completou 71 anos de emancipação e a necessidade de cancelamento de programações solenes, institucionais, educativas e recreativas foi a mesma. De acordo com a Prefeitura, o cancelamento da programação ocorreu por meio do decreto municipal 3.333, de 16 de março.

Prefeituras cancelam eventos e festividades nos municípios Araçoiaba completou ontem 163 anos. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (5/4/2018)

Nesta terça-feira (7), foi a vizinha Araçoiaba da Serra que completou 163 anos, mas também não houve nenhuma comemoração em relação à data. No ano passado, a cidade realizou o tradicional desfile cívico e anualmente o município promove uma das mais conhecidas festas de peão da RMS: a Abril Fest. No dia 17 de março, por meio de decreto municipal, a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, entre outras medidas, suspendeu a realização da 27ª Abril Fest, que ocorreria entre os dias 17 e 25 de abril.

O evento não é realizado pelo poder público e a organização afirma que acompanha, diariamente, a evolução da pandemia do novo coronavírus, tendo suspendido a divulgação da festa a partir do último dia 16. “Caso seja necessário, um novo comunicado será divulgado com mudanças na programação”, diz.

Em todo Estado, a quarentena foi prorrogada pelo governador João Doria (PSDB) até o próximo dia 22. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos