Prefeitura vai pedir bloqueio de contas de devedores

Por

Sorocaba tem sete Casas do Cidadão, uma delas na avenida Ipanema.

Munícipes com débitos devem fazer regularização na Casa do Cidadão. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (22/3/2019)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Procuradoria Tributária da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ), iniciou trabalhos para pedir, junto à Vara da Fazenda Pública, o prosseguimento em processos de execução fiscal com o bloqueio de contas bancárias em nome de contribuintes inadimplentes (sistema Bacen).

Esse pedido, em favor da municipalidade, está relacionado às pendências tributárias sobre IPTU, ISSQN e demais cobranças. A soma dos valores a serem bloqueados perfaz o total de R$ 28.665.089,71.

Para evitar possíveis bloqueios, a Procuradoria Tributária orienta que os contribuintes executados dirijam-se à qualquer Casa do Cidadão para pagamento ou parcelamento dos débitos, ou que entrem no site cobrança.sorocaba.sp.gov.br/portaldenegociacao.

Uma vez bloqueado, a liberação do valor só ocorrerá com o pagamento à vista do débito. Caso o contribuinte opte pelo parcelamento, o desbloqueio se dará somente após o pagamento da última parcela.

Em 2018, a Procuradoria Tributária efetuou a distribuição de 12.642 ações de execuções fiscais e, em breve, providenciará um novo lote. (Secom Sorocaba)