Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura oficializa mudanças em quatro secretarias e no Saae

07 de Agosto de 2019 às 18:41

Diretor-Geral do Saae, Ronald Pereira da Silva (à esquerda), deixou o cargo. Crédito da Foto: Emídio Marques/Arquivo JCS (1/8/2018)

A edição desta quarta-feira (7) do Jornal Município de Sorocaba, publicada no final da tarde, oficializou as mudanças de titulares em quatro secretarias da Prefeitura de Sorocaba e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Algumas das mudanças promovidas pela prefeita Jaqueline Coutinho (PDT) já haviam sido adiantadas pelo Cruzeiro do Sul durante o dia.

[irp posts="150055" ]

 

Na Secretaria de Educação, André Luís de Jesus Gomes foi exonerado e em seu lugar entra Wanderlei Acca. André Gomes ocupava a Secretaria de Educação desde 6 de agosto de 2018 e protagonizou situações polêmicas, como a compra de material didático do Sesi e uma aquisição supostamente duplicada de material escolar que provocou uma denúncia no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

Já o novo secretário Wanderlei Acca foi diretor de escola e já foi secretário de Educação quando Jaqueline Coutinho assumiu a Prefeitura de Sorocaba em 2017. Ele sucedeu Marta Cassar.

A pasta de Conservação, Serviços Públicos e Obras terá Wilson Unterkircher Filho, o Cuca, como titular em substituição a Fábio Moreira Pilão. Pilão ocupava a pasta desde 2017 -- exceto no período em que a Serpo esteve a cargo do próprio Unterkircher Filho, durante os 40 dias de gestão de Jaqueline Coutinho na primeira cassação de Crespo. Ele tem longa vivência no serviço público de Sorocaba, com atuação inclusive no Saae.

No Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Mauri Pongitor entra no lugar de Ronald Pereira da Silva. Pongitor é servidor de carreira e trabalha há três décadas na autarquia. Já Ronald Pereira era um dos poucos remanescentes de janeiro de 2017, início do governo do prefeito cassado José Crespo (DEM). Ele, inclusive, ficou imune quando Jaqueline Coutinho assumiu o mandato de pouco mais de 40 dias, iniciado em agosto de 2017.

Gilberto de Camargo Antunes, o Giba, deixa a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) para assumir a pasta da Cultura no lugar de Rinaldo Nunes da Silva. Em seu lugar na Secom entra Marcel Stefano, que é jornalista e já atuou na Prefeitura de Sorocaba, na gestão do então prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). Giba chegou a ocupar a pasta da Cultura, mas por apenas um dia, entre 10 e 11 de abril deste ano.

Outras exonerações

Na sexta-feira (2), dois secretários municipais foram os primeiros a deixar o governo municipal. Antônio Valdir Gonçalves Filho, que era titular da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, entregou o pedido de exoneração à prefeita Jaqueline Coutinho. Já Ana Lúcia Sabbadin foi exonerada do comando da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais.

Jaqueline Coutinho, ainda no dia 2, exonerou os secretários municipais afastados Hudson Zuliani e Marinho Marte. Hudson Zuliani era secretário de Licitações e Contratos e Marte foi responsável pela pasta de Relações Institucionais e Metropolitanas. Zuliani estava afastado das funções desde a semana em que foi deflagrada, em 13 de abril, a operação Casa de Papel. Já Marinho Marte estava afastado das funções desde março de 2018, investigado pelo Ministério Público por suspeita de cobranças irregulares de funcionários de seu gabinete.

Na segunda-feira (5) foram exonerados a assessora externa da Prefeitura em Brasília, Jane Cláudia Santin Martins, e outras 13 pessoas que ocupavam cargos de confiança no governo do prefeito cassado José Crespo (DEM). A maioria dos nomes exonerados tinha funções no sexto andar do Paço e era diretamente ligada ao então prefeito, como Carlos Henrique de Mendonça, então Chefe de Gabinete do Poder Executivo. (Marcel Scinocca)