Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura lança campanha Novembro Azul

02 de Novembro de 2018 às 00:44

Prefeitura lança campanha Novembro Azul Predomínio de roupas azuis marca evento no Paço Municipal. Crédito da foto: Fernando Abreu / Secom Sorocaba

A campanha Novembro Azul foi lançada nesta quinta-feira (1º) pela Prefeitura de Sorocaba, em ato no andar térreo do Paço Municipal. O objetivo é a conscientização e prevenção ao câncer de próstata, o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), existe um risco estimado de 66 novos casos a cada 100 mil homens.

O médico urologista da Policlínica de Sorocaba, Daniel Elpídio, fez um breve resumo do histórico do movimento Novembro Azul, e reforçou a importância da prevenção e da atenção aos sinais do corpo. “Não é de hoje que sabemos que a prevenção é o melhor remédio e, tratando precocemente com a tecnologia que temos hoje no Brasil, 70% dos homens são curados. Então, fiquem atentos e sejam multiplicadores dessa mensagem”, disse.

Durante a solenidade, o servidor da SES, Elvio Fruet, recebeu a atenção dos presentes ao contar a sua história de superação. “Eu tive um câncer que não é muito comentado, um tumor no testículo. Percebia que havia algo de errado com um dos testículos que estava ‘inchado’, mas não achei que fosse algo grave, então, após algum tempo me olhando, eu fui procurar ajuda onde, através de exames foi descoberta a doença. Fiz a cirurgia de retirada -- o método mais efetivo no meu caso, e estou em tratamento”, conta o servidor.

A secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, disse que “precisamos nos cuidar para termos a melhor qualidade de vida possível, chegarmos à terceira idade da melhor forma”, mantendo uma alimentação balanceada, “pois, se cada um fizer a sua parte, certamente vamos conseguir diminuir os índices de câncer”. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)