Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura fiscaliza comércio e fecha 16 estabelecimentos em Sorocaba

28 de Julho de 2020 às 00:01

Prefeitura fiscaliza comércio e fecha 16 estabelecimentos em Sorocaba Fiscais verificam regras de funcionamento do comércio. Crédito da foto: Divulgação Secom

A Fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), foi para as ruas no final de semana para fiscalizar o comércio. Eles restringiram os horários de funcionamento de estabelecimentos não essenciais, a fim de evitar aglomerações e impedir a transmissão do novo coronavírus.

No total, foram fiscalizados 28 estabelecimentos, dos quais oito foram notificados por falta de inscrição municipal, 16 foram fechados por apresentarem consumo no local, desobedecendo ao decreto municipal 25.663/2020. Um estabelecimento foi multado por reincidência nesta infração, causando aglomerações de pessoas com consumo de bebidas alcoólicas no local.

Comércio controlado

Conforme o decreto de flexibilização, o comércio de rua e galerias com serviços não essenciais podem funcionar das 9h às 13h. Os prestadores de serviços deverão atuar das 14h às 18h. Já as concessionárias e lojas de comércio de veículos deverão abrir das 9h às 13h.

[irp posts="267359" ]

 

Bares, teatros, casas de shows, festas e eventos não podem funcionar. Com relação a restaurantes e lanchonetes, estes só podem operar no sistema de delivery ou drive-thru. Portanto, as medidas para se evitar a transmissão do novo coronavírus continuam valendo e devem ser aplicadas de forma incisiva. Ou seja, uso correto e obrigatório das máscaras faciais, a disponibilidade de álcool 70% e o distanciamento social, devem ser praticados pelos proprietários e clientes, conforme a Prefeitura de Sorocaba.

No sábado, a fiscalização esteve na região central da cidade e fechou 10 estabelecimentos que não poderiam funcionar. De acordo com o decreto municipal número 25.837, de 20 a 26 de julho de 2020, excepcionalmente, a abertura desses estabelecimentos comerciais só poderia acontecer de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h. No sábado, só poderiam funcionar os estabelecimentos considerados essenciais. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)