fbpx
Sorocaba e Região

Prefeitura e Consor entregam 30 novos ônibus do transporte coletivo

Veículos que irão servir 16 linhas têm carroceria Caio, modelo Apache Vip 4, e mecânica Volkswagen
Após oito anos de pintura verde e prata, os ônibus de Sorocaba ganharam novo layout. Crédito da Foto: Fernando Abreu/Secom Sorocaba

O prefeito José Crespo (DEM) e o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes — Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, apresentaram nesta terça-feira (28), em cerimônia no estacionamento do Paço Municipal, 30 ônibus zero quilômetro para a frota do transporte coletivo que serão operados pela empresa Consórcio Sorocaba (Consor).

Leia mais  Sorocaba recebe 14 novos ônibus articulados

 

Também foi lançada a nova identidade integrada entre modais e a adoção de novas tecnologias para a mobilidade do transporte coletivo em Sorocaba, que inclui novos cartões e futura instalação de biometria facial.

Os primeiros dos 30 novos ônibus começam circular na quarta-feira (29) e até o sábado (1º) todos estarão atendendo a população nas linhas 02 – Brasilândia, 05 – Vila Carvalho, 08 – Trujillo, 19 – Progresso, 20 – Carol, 21 – Lopes de Oliveira, 23 – Industrial, 26 – Ipanema, 36 – Porcel, 39 – Aldeia dos Laranjais, 45 – Retiro São João, 50 – Hungarês, 54 – Paes de Linhares, 56 – Iguatemi, 61 – Iporanga e 79 – Policlínica. Os veículos tem carroceria Caio, modelo Apache Vip 4, e mecânica Volkswagen (MAN).

De acordo com a Urbes, os 30 carros representam 8,5% de toda a frota operacional e chegam para substituir os veículos com mais tempo de uso em circulação. Os novos ônibus são equipados com sinal wi-fi para uso gratuito de internet pelos passageiros, duas áreas reservadas para pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de roda, elevadores para embarque e desembarque de cadeirantes e ainda são menos poluentes. Com isso, a cidade passa a ter 60 ônibus com wi-fi e com espaço duplo para as cadeiras de roda.

Novo layout

Após oito anos de pintura verde e prata, adotada no segundo mandato do prefeito Vitor Lippi (PSDB), os ônibus de Sorocaba ganharam novo layout. Nas laterais e traseira foi mantida a cor predominante cinza — que, ao sol, confere a característica prateada.

Mas, agora, os tipos de serviços e modais do transporte coletivo serão diferenciados pelas cores do teto e da frente dos ônibus. De acordo com o secretário Luiz Alberto Fioravante, enquanto os ônibus convencionais têm destaque em amarelo, os do VLT serão em azul, os especiais na cor vermelha e, nos futuros elétricos, a cor será verde.

Também há detalhes na cor azul e as inscrições “urbano”, “+ Sorocaba”, o logotipo da Prefeitura de Sorocaba e um desenho simulando os traços do Paço Municipal. “Importante reconquistar a preferência dos passageiros para o equilíbrio com os custos do sistema. O nosso transporte público está à frente da maioria das cidades, inclusive de várias capitais”, declarou o prefeito José Crespo.

Biometria facial

De acordo com o consultor de comunicação e marketing da Consor, Roberto Sganzerla, Sorocaba vai deixar de ter várias modalidades de cartão para o pagamento das passagens. “Estamos adotando a biometria facial que dispensa a identificação no plástico, pois a tecnologia saberá se o passageiro que embarca no ônibus é mesmo o responsável pelo cartão que está portando”, explicou.

Todos os que já possuem os atuais cartões podem utilizá-los normalmente, e os novos, que também trazem o desenho do Paço Municipal estilizado, foram apresentados na cerimônia. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)

Comentários