Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Votorantim retira mais 500 vagas da Zona Azul

13 de Dezembro de 2019 às 00:01

Prefeitura retira mais 500 vagas da Zona Azul Apenas as ruas que fazem parte do comércio central da cidade mantêm a demarcação. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (6/12/2019)

A Prefeitura de Votorantim vai reduzir mais 500 vagas do sistema de estacionamento rotativo pago, mais conhecido como zona azul. A medida consta de um novo decreto do Executivo que deve ser publicado na edição desta sexta-feira (13) do Jornal do Município, regulamentando a lei municipal nº 2.533, de 2017.

[irp posts="168707" ]

 

Outras 590 vagas da zona azul já haviam sido extintas por meio do decreto, publicado no dia 14 de novembro. Com isso, o sistema passa a incidir sobre 1.270 vagas. São 1.190 vagas a menos das 2.360 que haviam sido demarcadas em setembro, no início da operacionalização do estacionamento rotativo.

De acordo com o prefeito Fernando de Oliveira Souza, o teor deste novo decreto foi ajustado em reunião realizada nesta semana com representantes do Legislativo, os vereadores Luciano Silva, Ita e Bruno Martins e também conta com a anuência da concessionária V-Park, que administra a zona azul na cidade.

O secretário de Governo e de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino, afirma que “a implantação da zona azul leva em consideração, essencialmente, os aspectos indispensáveis para a mobilidade urbana, promovendo a rotatividade dos veículos e consequentemente maior fluidez no trânsito e melhor acesso ao comércio do município”.

Segundo a Prefeitura, o novo decreto segue as mesmas regras técnicas do anterior, pelo qual a cobrança pelo estacionamento incidirá em duas áreas, contempladas pelo atual Plano Diretor do município, denominadas Zona de Comércio Principal (ZCP) e nos principais Corredores de Comércios e Serviços (CCS).

Serão retiradas 160 vagas da avenida Luiz do Patrocino Fernandes; 115 da avenida Matheus Conegero; 142 da avenida São João; 59 vagas da Rua Paula Ney e outras 24 da rua Achiles Logo.

Como funciona

O sistema será operacionalizado pelo consórcio vencedor da licitação para o estacionamento rotativo, o V-Park. A cobrança por um período de uma hora é de R$ 2,00, para veículos de passeio e comerciais leves. Já para motocicletas, ciclomotores ou motonetas de qualquer cilindrada, o valor é de R$ 1,00 a hora.

O condutor tem a opção de realizar o cadastro e compra do cartão digital por meio de aplicativo de smartphone, ou, então, adquirir o ticket por meio de monitores que vão transitar o tempo todo pelas vias da Zona Azul e pelas revendas autorizadas nas áreas de estacionamento rotativo, que estarão devidamente identificadas.

Para adquirir as horas de estacionamento de forma online, o motorista deverá realizar o download do aplicativo “Zar Digital - Zona Azul Rápida”, que está disponível nas plataformas App Store e Google Play. Após baixar o app, o usuário deverá inserir seus dados e realizar a aquisição do ticket por meio de cartão de crédito.

Depois do cadastro, será possível colocar a geolocalização para identificar e registrar a zona da vaga, bem como informar a placa e o período. Para quem não possui acesso à internet, basta enviar um SMS, para isso é necessário fazer um cadastro prévio pelo site www.zonaazulrapida.com.br e possuir créditos pré-pago. (Da Redação)