Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Votorantim diz que dará socorro financeiro ao Grupo São João

20 de Abril de 2020 às 17:12

O Grupo São João opera o transporte coletivo em Votorantim e outras cidades da região . Foto: Fábio Rogério

 

*Atualizada às 19h30

A Prefeitura de Votorantim enviou comunicado na tarde desta segunda-feira (20), informando  que intermediou uma reunião entre o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e o Grupo São João, que teria terminado em acordo, resultando na retomada imediata da operação das principais linhas da cidade.

Segundo a prefeitura, o acordo foi firmado após proposta de aumento do subsídio por parte do poder público. O sindicato confirmou o acordo, mas a empresa não se manifestou até o fechamento deste texto.

Conforme a nota da Prefeitura de Votorantim,a administração municipal apresentou o aumento do subsídio à operadora do transporte, a qual aceitou a proposta e entrou em acordo com o sindicato.

Segundo o secretário de Governo, Carlos Laino, o valor do repasse a fundo perdido oferecido para socorrer a empresa gira em torno de R$ 200 mil e é referente aos meses de abril e maio.

Diferentemente do ele próprio havia informado em reportagem publicada no Cruzeiro do Sul do último domingo, o contrato de concessão em Votorantim prevê, sim, subsídio da municipalidade, que é calculado com uma série de variáveis, como número de estudantes transportados, e gira em torno de R$ 100 mil por mês.

“É um subsídio a fundo perdido para que a empresa consiga honrar seus compromissos neste período de pandemia. É um investimento do poder público para servir o munícipe”, afirmou.

O release afirma que a medida “será possível graças a estudos financeiros e jurídicos que estão sendo realizados pelo governo municipal” e traz uma fala de agradecimento do diretor-executivo do Grupo São João, Marco Antonio Franco, que teria aprovado a proposta feita pelo prefeito Fernando de Oliveira (DEM).

“Agradecemos o apoio e a rápida resposta dada pela Prefeitura ao problema. Nós realizamos a paralisação porque não houve um acordo inicial com o sindicato e haveria colapso financeiro", diz.

Sindicato

Segundo o sindicato, o acordo, que garante aos trabalhadores pagamento do piso salarial e preservação de direitos e empregos, foi aprovado em assembleia realizada na garagem da empresa na noite desta segunda (20).

"O acordo aprovado prevê que a empresa irá aderir à Medida Provisória 936, com redução de jornada e de salário nas porcentagens de 50% e 70% ou suspensão de contrato de trabalho em alguns casos. E adesão ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, que irá garantir ao trabalhador o pagamento da outra porcentagem do salário pelo governo federal na porcentagem restante sobre o valor do Seguro Desemprego", informou em nota.

Conforme a entidade, além desses valores, a empresa irá pagar como abono o valor da diferença entre o piso salarial da categoria e o valor que o trabalhador irá receber da empresa e do governo. Sendo que o pagamento será feito da seguinte forma: 50% junto com o salário de abril e os outros 50% dividido em seis parcelas iguais, iniciando em agosto.

Os trabalhadores irão receber vale refeição conforme os dias trabalhados e o acordo garantiu a manutenção do plano de saúde, da cesta básica e outros direitos assegurados pelo acordo coletivo de trabalho da categoria. A PLR será paga em dezembro, conforme determina a MP 936.

"O acordo fechado hoje terá duração de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias ou até quando a pandemia durar. O acordo vale para o urbano de Votorantim, intermunicipal e fretamento. Não está no acordo urbano e escolar de Salto de Pirapora e São Miguel Arcanjo, o quais o Sindicato e empresas continuarão a negociar", finalizou a entidade.