Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba pode fechar pontilhão da Lions a qualquer momento

06 de Fevereiro de 2019 às 07:51
Ana Claudia Martins [email protected]

Pontilhão tem ferragem à mostra e outros problemas e a interdição é para passagem de trens. Foto: Emídio Marques / Arquivo JCS

A Prefeitura de Sorocaba informou que poderá fazer a interdição do pontilhão ferroviário da praça Lions a qualquer momento porque o pedido feito na semana passada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) não foi cumprido. O órgão federal disse que reencaminhou a solicitação à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) alegando que a competência para tal era dela e não do órgão. Questionada, a ANTT disse nesta terça-feira (05) ao Cruzeiro do Sul que não é necessário interditar o pontilhão ferroviário da praça Lions porque não existe tráfego de trem de carga naquele local desde o ano de 2000. Segundo a ANTT, a situação de degradação do viaduto será avaliada pela empresa Rumo Logística.

[irp posts="71870" ]

 

No mês passado, a situação do pontilhão chamou a atenção nas redes sociais depois que fotos foram divulgadas mostrando ferragem à mostra na estrutura de concreto e rachaduras. Diante da situação, a Prefeitura de Sorocaba enviou dois secretários municipais e equipes ao local, onde foi feita uma vistoria. A conclusão da Prefeitura é de que a estrutura do viaduto não corre risco de queda ou colapso iminente, desde que não haja tráfego pesado sobre ela. Porém, a Prefeitura notificou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, órgão federal responsável pelo transporte terrestre no país, para que fizesse a interdição do pontilhão no prazo máximo de cinco dias corridos, prazo que já venceu. A medida não impediria o tráfego de veículos embaixo do pontilhão e não representará risco aos motoristas e pedestres. Questionada, a Prefeitura informa que passado o prazo estabelecido, o Dnit não realizou a interdição do viaduto. “Diante disso, a Prefeitura poderá fazer esse procedimento a qualquer momento”, diz.

Contudo, o Dnit informou ao Cruzeiro do Sul, na semana passada, que recebeu o pedido da Prefeitura de Sorocaba e que o mesmo foi reencaminhado para a ANTT, que é quem tem a atribuição de fiscalizar e verificar as condições técnicas da infraestrutura ferroviária, podendo inclusive interditar o trecho quando necessário, não cabendo ao Dnit esta atividade. “Dessa forma, sugerimos que a demanda seja encaminhada diretamente à Rumo Logística e à ANTT para mais informações acerca do assunto em tela”, disse o órgão por meio de nota.

Não circulam trens

Já a Rumo disse ontem ao Cruzeiro do Sul que não há circulação de trens no pontilhão ferroviário da praça Lions e que a questão será resolvida com a Prefeitura. “Equipes de engenharia realizam inspeções anuais nos viadutos ferroviários para garantir a segurança das operações. De qualquer forma, a empresa está em contato com o município para tratar sobre este assunto”, disse em nota. Segundo informações obtidas com a Rumo, o trecho é referente a um ramal privado, de propriedade da empresa Votorantim, mas que, ainda assim, de forma colaborativa, a Rumo se disponibilizou a tratar do problema junto à Prefeitura de Sorocaba.

Manutenção na Professor Toledo ainda não começou

Na semana passada, o Cruzeiro do Sul mostrou que o pontilhão ferroviário da rua Professor Toledo, que permite a ligação do Centro com o Trujillo e bairros das zonas norte e oeste, apresenta danos na estrutura e que precisa de reparos. Questionada, a empresa Rumo Logística informou que pretendia iniciar os serviços de manutenção esta semana, o que ainda não ocorreu. Ontem, após novo questionamento, a Rumo explicou que está em tratativas com a CPFL para iniciar as obras, já que é necessário o remanejamento da rede elétrica. “O começo das obras depende das tratativas com os outros órgãos envolvidos (Prefeitura e CPFL), pois serão necessárias adequações no trânsito e remanejamento da rede elétrica”, disse em nota a empresa.

Pontilhão liga o Centro ao Trujillo e zonas norte e oeste. Foto: Emídio Marques / Arquivo JCS

O pontilhão ferroviário da rua Professor Toledo fica numa área de bastante movimento e com tráfego intenso de veículos, além de estar bem próximo à rede elétrica.

O caso também já é de conhecimento do Ministério Público, que recebeu um documento com fotos de um morador da cidade sobre o estado de conservação do pontilhão ferroviário. O órgão estadual informou que o procedimento foi recebido pela Promotoria de Justiça de Sorocaba e que seria distribuído para a decisão sobre a abertura ou não de investigação.

Galeria

Confira a galeria de fotos