Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba planeja comprar mais de 600 mil máscaras

19 de Março de 2020 às 17:12

Prefeitura de Sorocaba planeja comprar mais de 600 mil máscaras Mulher caminha de máscara em rua de Londres, na Inglaterra. Crédito da foto: Isabel Infantes / AFP (19/3/2020)

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) planeja comprar aproximadamente 625 mil máscaras para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. A informação da pasta foi confirmada nesta quinta-feira (19) pelo titular da Secretaria da Saúde, Ademir Watanabe.

Segundo o secretário, a Prefeitura de Sorocaba realizará uma nova compra emergencial de máscaras. A intenção do governo é a prevenção do novo coronavírus. “A Secretaria Municipal da Saúde realiza um estudo de quantidade estimada. Isso ainda está em andamento. Neste momento, as máscaras são suficientes para atender a demanda”, afirma.

A Prefeitura de Sorocaba também pretende adquirir mais 500 mil máscaras de forma emergencial. Na Câmara, Watanabe confirmou que o problema está em encontrar fornecedor para o produto. “Hoje, eu posso precisar de um milhão de máscaras. Eu preciso saber quantas eu vou precisar encontrar”, afirma.

A SES também lembrou estar enfrentando dificuldade na compra dos itens. “Há dificuldade, pois não é fácil encontrar fornecedores, ainda mais dependendo da quantidade de produtos que se pretende adquirir”, afirma.

Licitação de 2019 em andamento

A Prefeitura de Sorocaba tem ainda um processo de compra iniciado em 2019, oficializado no começo deste ano, também referente à compra de máscara. No site da Prefeitura de Sorocaba, a documentação não traz números acessíveis de forma completa e cita uma solicitação de compra de 2019.

Entretanto, o Cruzeiro apurou que a projeção desse processo licitatório era adquir 125 mil unidades. “Era um quantitativo suficiente para abastecer a minha rede por oito a dez meses, num fornecimento regular, não numa situação de pandemia. Precisamos fazer uma atendimento bem maior”, diz Watanabe sobre essa compra.

Outros itens

Ainda conforme a Prefeitura de Sorocaba, além das máscaras cirúrgicas e PFF2, também está sendo projetada a compra de avental destacável, óculos de risco biológico, gorro, luvas de procedimento, protetor para calçados, haste swab, tubo falcon, soro fisiológico e álcool em gel. O Executivo não informou os valores previstos que poderão ser gastos com a compra.

[irp posts="229598" ]

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) informou que também solicitou a compra de frascos de álcool em gel, luvas e máscaras para o enfrentamento da crise. Os números de itens solicitados não foram informados. (Marcel Scinocca)