Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba pede ajuda da PM para fiscalizar locais com aglomerações

02 de Abril de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Sorocaba Na segunda-feira, o coreto da chamada praça do Truco, no bairro Vila Progresso, comumente ocupado por idosos e jogadores, estava repleto de pessoas. Crédito da foto: Fábio Rogério (1º/4/2020)

A Prefeitura de Sorocaba solicitou o apoio da Polícia Militar nas ações de fiscalização para evitar aglomerações como medida de enfrentamento contra o coronavírus. A informação foi confirmada pelo Executivo sorocabano nesta quarta-feira (1º).

De acordo com o Paço Municipal, a iniciativa é amparada por decreto do Governo do Estado. A Guarda Municipal e a Defesa Civil também irão intensificar a fiscalização. Enquanto isso, aglomerações continuam ocorrendo em diversos pontos da cidade.

Ainda conforme a Prefeitura de Sorocaba, a fiscalização também poderá ser feita pelas câmeras de monitoramento já existentes em alguns pontos da cidade. “Nos casos de identificação de pontos de aglomeração, os policiais, assim como os GCMs, irão abordar e orientar as pessoas a evitarem aglomerações e deixarem os locais”, afirma órgão municipal.

“A Prefeitura de Sorocaba informa que irá, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil, intensificar a fiscalização em todos os parques, praças e áreas públicas, com objetivo de reduzir as possibilidades de disseminação da Covid-19.”

A municipalidade informou ainda que, de acordo com o decreto 64.881, assinado pelo governador João Doria (PSDB), e publicado no Diário Oficial de 23 de março, “caberá à Secretaria da Segurança Pública a punição nos casos de descumprimento, de acordo com os artigos 268 e 330 do Código Penal, se a infração não constituir crime mais grave”.

Aglomerações

Pandemia em Sorocaba Outro ponto de aglomeração foi em uma casa lotérica, situada no bairro Nova Sorocaba. Ninguém respeitou nem mesmo a distância mínima. Crédito da foto: Fábio Rogério (1/4/2020)

Diversas aglomerações foram registradas pela reportagem do Cruzeiro do Sul entre segunda-feira (30) e esta quarta-feira (1º). Na segunda, várias pessoas estavam em agências bancárias. Dois casos ocorreram na avenida Ipanema: em um banco privado, e em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Ainda na segunda-feira (30), o coreto da chamada praça do Truco, no bairro Vila Progresso, comumente ocupado por idosos e jogadores, estava repleto de gente. Também houve aglomeração na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. Aparentemente, o grupo era de pessoas em situação de rua.

Na terça-feira (31), a aglomeração se repetiu em vários pontos da cidade. Em pelo menos um caso, o fato foi registrado em um dos pontos de vacinação da Prefeitura de Sorocaba, no bairro Jardim Betânia.

Já nesta quarta, o problema podia ser visto em supermercados, lotéricas e praças públicas. Na avenida Ipanema, várias pessoas se aglomeravam na fila de um caixa eletrônico, no Jardim Botucatu.

Pandemia Num supermercado, no bairro Novo Horizonte, uma família, tranquilamente, coloca compras em um automóvel. Crédito da foto: Fábio Rogério (1/4/2020)

Em outro caso, desta vez num supermercado, no bairro Novo Horizonte, uma família, tranquilamente, coloca compras em um automóvel. Perto do local, outra aglomeração em uma casa lotérica, no bairro Nova Sorocaba. Ninguém respeitou nem mesmo a distância mínima recomendada, de pelo menos um metro.

Na praça da Vila Progresso, no coreto, a aglomeração se repetiu. Várias pessoas conversavam de forma descontraída, como se nenhum sinal de alerta tivesse sido propagado. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos