Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba concede ponto facultativo nas vésperas do Natal e Ano Novo

17 de Dezembro de 2019 às 20:54

Bandeirão do Paço é substituído Fachada do prédio da Prefeitura de Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques (5/9/2019)

A Prefeitura de Sorocaba concedeu ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro. A medida vai beneficiar os servidores municipais que atuam tanto no Paço quanto em escolas, creches, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), secretarias descentralizadas e Procon.

Portanto, no período de Natal, os servidores municipais trabalharão até sexta-feira (20) e retornarão quinta-feira (26). Já perto do réveillon, os funcionários encerrarão o expediente no dia 27 para voltar à rotina em 2 de janeiro de 2020.

Economia

De acordo com o titular da pasta de Recursos Humanos, José Carlos Cuervo Junior, a decisão pelo ponto facultativo se deu, principalmente, pelo aspecto da economia. Mesmo sem mensurar, o secretário garante que a parada nos serviços administrativos da Prefeitura de Sorocaba vai se traduzir em economia para a municipalidade.

Segundo ele, o governo deixará de gastar com consumo de água, energia elétrica, de combustível e alimentação, por exemplo. “Não obstante, também a questão da efetividade no atendimento e na resolução de muita coisa fica comprometida, já que a Câmara Municipal, assim como o Judiciário, estão em recesso”, explicou comentando sobre ações e processos que dependem destes órgãos e que não avançam diante do período em que permanecem inoperantes.

“Nossos servidores voltam descansados, reenergizados para um novo período” - José Carlos Cuervo Junior, titular da Secretaria Municipal de Recursos Humanos

Para o titular do RH, o fato de os colaboradores também terem um tempo para resolver suas próprias coisas, auxilia na melhoria do serviço prestado. “Nossos servidores voltam descansados, reenergizados para um novo período”, comentou, lembrando que logo após as festas tudo volta à normalidade.

Essenciais

De acordo com o estudo, coleta de lixo atende 100% da área urbana de Sorocaba Processo de coleta de resíduos sólidos das ruas de Sorocaba. Crédito da foto: Secom / Arquivo

A situação do atendimento daqueles serviços considerados essenciais, como coleta de lixo e atendimento em urgência e emergência em saúde, não sofrerão qualquer alteração no período dos facultativos. Assim, além do funcionamento habitual dos finais de semana, segunda (23), terça-feira (24) e o próprio dia de Natal (25) contam com o atendimento à população normal, considerando-se a natureza dos serviços prestados.

A coleta de lixo cumpre agenda regular nos bairros da cidade. As unidades de Pronto Atendimento (PA’s), Pré-hospitalares (UPH) zonas Norte, Leste e Oeste e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden ficam de portas abertas.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Urbes Trânsito e Transportes funcionam em esquema de plantão atendendo, por exemplo, casos de vazamentos de qualquer natureza. Desde que em vias (do muro das residências para dentro, a responsabilidade é do morador), ou situações de trânsito e tráfego. O acesso é realizado pelos telefones 0800-770-1195, do Saae, e 118, da Urbes.

[irp posts="200378" ]

 

Confira abaixo o que abre e fecha no final de semana que antecede ao Natal e nos dias de decretação de ponto facultativo:

Galeria

Confira a galeria de fotos