Sorocaba e Região

Prefeitura de Sorocaba atende por canais alternativos

Internet e telefone ajudam no acesso aos serviços; atividades essenciais seguem mantidas
Prefeitura atende por canais alternativos
O atendimento no PAT está suspenso e serviços podem ser acessados pela internet e por aplicativos. Crédito da foto: Zaqueu Proença / Secom Sorocaba

Medidas preventivas à proliferação do novo coronavírus fizeram com que desde a última segunda-feira, dia 23, vários setores da Prefeitura de Sorocaba tivessem seu atendimento ao público parcialmente interrompido ou totalmente suspenso, por tempo indeterminado. Por isso, o jornal Cruzeiro do Sul preparou uma lista com os serviços que continuam sendo prestados pela administração municipal e como eles podem ser acessados pelo munícipe sem sair de casa.

A Secretaria de Cidadania (Secid) interrompeu todos os seus serviços de assistência social, exceto os atendimentos às pessoas em situação de rua (PSRs). A Secid continua oferecendo orientações apenas pelo telefone (15) 3212-6900, das 8h às 17h.

O Procon Sorocaba interrompeu serviços e atendimentos presencialmente. O consumidor que se sentir lesado de alguma forma poderá registrar reclamação pelo link https://consumidor.gov.br. Dúvidas, orientações e esclarecimentos também podem ser feitos pelo WhatsApp do Procon (15) 99198-2958.

Leia mais  Fatec comemora seus 50 anos de fundação em Sorocaba

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) informa que não está realizando atendimento presencial, mas mantém o apoio ao munícipe por meio do e-mail sehab@sorocaba.sp.gov.br e do WhatsApp (15) 99198-7875. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

O atendimento executado pela Secretaria de Planejamento (Seplan) está sendo de forma alternativa, das 9h às 16h, pelo e-mail seplan@sorocaba.sp.gov.br, WhatsApp (15) 99153-3600, telefone (15) 3238-2310 ou demais ramais disponibilizados no site http://planejamento.sorocaba.sp.gov.br.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), a Casa do Turista e a Universidade do Trabalhador e Empreendedor (Uniten) estão fechados ao público por tempo indeterminado. No Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) o atendimento presencial está suspenso desde segunda-feira, dia 23. O acesso aos serviços pode ser feito no site www.empregabrasil.mte.gov.br e pelo aplicativo Sine Fácil.

Já para quem precisa do Espaço Empreendedor, emissões de guias, boletos e declarações de rendimentos podem ser conseguidos no site www.portaldoempreendedor.gov.br ou no APP MEI. Já a emissão de nota fiscal de serviço pode ser acessada no APP Nota Fácil Sorocaba. O atendimento presencial também está suspenso no Banco do Povo e informações podem ser obtidas em contato com o e-mail sorocaba@bancodopovo.com.br.

Feiras e mercados

As feiras livres seguem funcionando, porém com redução de 50 a 60% do público. Já os mercados Municipal e Distrital seguem com funcionamento normal.

De acordo com a Prefeitura, áreas que englobam serviços essenciais, como segurança e saúde, estão funcionando em horário habitual.

Leia mais  Sorocaba chega a 221 pessoas recuperadas da Covid-19

A Divisão de Limpeza Urbana (DLUR) informa que a coleta de lixo está funcionando normalmente, com o mesmo número de caminhões e profissionais nas ruas.

Os profissionais da Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA) continuam utilizando equipamento de proteção individual e tomando outros cuidados por conta no estado epidemiológico da cidade. Com relação ao possível aumento de lixo nos contêineres, situação registrada por alguns munícipes nos últimos dias, os técnicos acreditam que o aumento se deve ao isolamento social e maior número de pessoas nas casas, consumindo e produzindo mais resíduos.

 Poda e buraco

Prefeitura atende por canais alternativos
O serviço do tapa-buracos pode ser solicitado pela internet, telefone ou Whatsapp. Crédito da foto: Secom Sorocaba

O cidadão que precisar solicitar à Prefeitura serviços como poda de mato e tapa-buraco pode fazê-lo em contato com o telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo portal oficial da Prefeitura (http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento). O município também disponibiliza o número de WhatsApp (15) 99129-2426 para reclamação, sugestão ou esclarecimento de dúvidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), estão mantidos os serviços de tapa-buracos; retirada de entulho em áreas públicas; manutenção de iluminação pública e coleta de lixo. Porém, devido à situação epidemiológica da cidade, trinta funcionários foram afastados de suas atividades. (Felipe Shikama)

Comentários