Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba aguarda novas doses da vacina contra gripe

06 de Abril de 2020 às 07:50

Sorocaba aplica 20 mil doses e zera novamente estoque de vacinas Em alguns postos e local de vacinação foi montado do lado externo do prédio. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (3/4/2020)

A Prefeitura de Sorocaba zerou o estoque da vacinas contra a gripe na sexta-feira (3) e aguarda o envio de novas doses para retomar a campanha. Por conta disso, a vacinação não ocorre na cidade nesta segunda-feira (6).

Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, há a previsão de que novas doses cheguem à cidade nesta semana, data em que a vacinação deve ser retomada no Lar São Vicente de Paulo (onde funcionou o sistema drive thru) e nos 33 postos de vacinação que já foram utilizados na campanha deste ano.

A Vigilância ainda informou que já foram aplicadas 48.663 doses no município, de acordo com dados da cobertura vacinal da última quarta-feira (1). A meta da vacinação é de 90% do público-alvo de 206.602 munícipes; ou seja, 185.942 pessoas que pertencem aos grupos indicados da campanha devem ser vacinadas. 

Até o momento, 62,5% dos idosos e 42,45% dos profissionais da saúde já foram imunizados na cidade. Em relação aos membros das forças de segurança e salvamento, a cobertura atingiu 1,35%.

Etapas da campanha 

Nesta primeira etapa, iniciada no dia 23 de março, apenas os idosos e profissionais da área da saúde e membros das forças de segurança e salvamento devem procurar um dos locais de vacinação na cidade. Já na segunda etapa, que terá início no dia 16 de abril, além do grupo anterior, deverão se vacinar professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Na terceira e última etapa da vacinação, que inicia no dia 9 de maio, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. A campanha vai até o dia 22 de maio. 

Vale ressaltar que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (covid-19), mas a campanha foi reforçada para que menos pessoas contraiam a gripe e não haja uma sobrecarga nos sistemas de saúde. (Com informações de Prefeitura de Sorocaba)