Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Itu denuncia Santa Casa e São Camilo

09 de Dezembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Prefeitura de Itu denuncia Santa Casa e São Camilo Guilherme Gazzola (PL) foi reeleito prefeito de Itu. Crédito da foto: Fábio Rogério (8/12/2020)

O prefeito reeleito de Itu, Guilherme Gazzola (PL), protocolou denúncia no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP), em Sorocaba, contra a Irmandade Santa Casa de Itu e a Sociedade Beneficente São Camilo, organização social que deixou de administrar o hospital no último dia 1º.

O prefeito afirma que a Prefeitura de Itu requisitou o prédio e os equipamentos da Santa Casa ao governo estadual, via decreto, após o encerramento das atividades da empresa São Camilo. Além disso, o Executivo fez um contrato emergencial, no prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado, com uma nova entidade para gerir a Santa Casa. “Essa medida foi necessária diante do iminente risco de fechamento total do hospital com a saída da São Camilo”, destaca.

Gazzola disse ainda que a São Camilo estava deixando de prestar os serviços de forma razoável na Santa Casa e no dia 30 de setembro queria desistir do contrato de gestão, em pleno período eleitoral. “Conseguimos na Justiça estender o período contratual e mesmo assim a Irmandade Santa Casa de Itu não tomou nenhuma medida em relação ao caso. Após a eleição, a São Camilo deixou a gestão do hospital e a Irmandade se disse incapaz que continuar gerindo o serviço, o que nos causou estranheza. E a São Camilo simplesmente foge da cidade de Itu, deixando funcionários sem receber suas rescisões trabalhistas e nem baixa nas carteiras de trabalho”, aponta o prefeito.

Uma decisão judicial determinou que a Irmandade Santa Casa de Itu assuma a responsabilidade trabalhista pelos funcionários do hospital. No parecer, a juíza Karla Peregrino Sotilo, da 2ª Vara da Comarca de Itu, vinculada ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), determina a suspensão das atividades da Sociedade Beneficente São Camilo na unidade. “A Justiça reconheceu que a culpa deve ser ou da São Camilo na rescisão trabalhista, mas a responsabilidade jurídica também é solidária à Irmandade”, afirma Gazzola.

Na semana passada, ex-funcionários da Santa Casa de Itu voltaram a protestar por conta dos problemas trabalhistas no estacionamento do hospital. A Sociedade Beneficente São Camilo informou que tomou ciência da publicação do decreto da requisição administrativa da Santa Casa de Itu pela Prefeitura, quando a entidade deixou a gestão do hospital. A entidade informa ainda que a Irmandade da Santa Casa de Itu assumiu todas as obrigações da Santa Casa, inclusive trabalhistas, ao término do contrato de comodato firmado com a São Camilo.

“Esperamos que uma forte investigação recaia sobre a Irmandade e em especial ao seu provedor, que se mostrou, no mínimo omisso, nessa situação toda. Então, essa passividade talvez não seja uma omissão meramente institucional. Por isso, nós apresentamos a denúncia ao Gaeco, e o que a gente espera dessa investigação é que ela aponte o motivo de tudo isso porque a cidade de Itu não pode parar”, afirma o prefeito reeleito.

Guilherme Gazzola participou de uma live ao vivo pelo Facebook do jornal Cruzeiro do Sul, na sede da Fundação Ubaldino Amaral (FUA). Ele estava acompanhado do presidente da Câmara de Itu, Ricardo Giordani (PL). Ambos foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos, e pelos conselheiros Silvio Cariani e Marco Aurélio L. Dottore, além do membro do Conselho Editorial, Luiz Antonio Zamuner e do promotor de Justiça Antonio Farto Neto. (Ana Cláudia Martins)