Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura cria projeto sobre biodiversidade do rio Sorocaba

02 de Abril de 2019 às 10:52

Sorocaba sobe no ranking ambiental O rio Sorocaba é um dos símbolos da cidade. Crédito da foto: Erick Pinheiro

O rio Sorocaba, um dos mais importantes do Estado de São Paulo e o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê, possui atualmente 53 espécies de peixes. Entre elas, algumas podem ser encontradas em diferentes córregos e lagos da cidade, inclusive no lago e no aquário do Parque da Água Vermelha, jardim com cerca de 20 mil metros quadrados de área verde, ocupados por plantas, árvores frutíferas e três lagos.

Pensando nisso, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do setor educativo do Parque da Água Vermelha da Secretaria do Meio Ambiente Parques e Jardins (Sema), em parceria com a Equipe de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), inicia o projeto educativo intitulado “Rio vai à escola”. O objetivo é levar para as escolas da cidade a biodiversidade de peixes da bacia do rio Sorocaba, e os serviços que eles realizam à favor do meio ambiente.

[irp posts="91237" ]

 

“Por meio de estratégias lúdicas e interativas, nós queremos mostrar às crianças, as ações individuais e coletivas que podemos fazer em prol da conservação do meio ambiente” explica o secretário da Sema, Jessé Loures. O projeto será realizado todas as quintas-feiras, no período da manhã, para escolas de educação infantil e ensino fundamental I e II, podendo elas serem da rede municipal ou privadas.

Na visita, os alunos participarão de um bate-papo sobre os peixes do rio Sorocaba e suas curiosidades, e ainda, farão uma pintura corporal com o intuito de entender as principais características desses animais aquáticos, como: cauda, nadadeira, olhos, boca. No último dia 27, os estudantes do Centro de Educação Infantil Maria Tereza de Calcutá receberam as equipes educativas e deram a largada para a primeira edição. Para outras informações e agendamentos, os interessados podem enviar e-mail para o [email protected], ou telefonar para o (15) 3221-6643. (Prefeitura de Sorocaba)