Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura confirma cepa 'da África do Sul' e indústria deve paralisar parcialmente

31 de Março de 2021 às 19:22
Marcel Scinocca [email protected]

Ana Paula Diegues Trindade, Rodrigo Manga e Vinícius Rodrigues durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira. Crédito da foto: Fábio Rogério / JCS (31/03/2021)

 

A Prefeitura de Sorocaba confirmou nesta quarta-feira (31) que a cepa do Sars-CoV-2 -- coronavírus -- identificada na cidade é igual a da África do Sul e possui algumas mutações. Com a situação, parte da atividade industrial da cidade deverá ser paralisada de forma temporária. As informações foram repassadas em encontro no Paço Municipal, com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e parte da equipe da Secretaria de Saúde (Ses). Para o chefe do Executivo, o fato deve agilizar a aquisição de vacinas em Sorocaba

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Diegues Trindade, é correto afirmar que a cepa identificada em Sorocaba é a mesma da África do Sul. O código da cepa localizada na cidade é B1351, já com algumas mutações.

A paciente em que a amostra  com a variante foi localizada reside no bairro Parque das Paineiras, na zona norte de Sorocaba. Ela tem 34 anos. O sequenciamento da amostra foi feito apenas com material da dona de casa. Marido e um dos filhos já tiveram diagnóstico confirmado do novo coronavírus. Segundo Ana Paula, a família não viajou para a África do Sul, sendo que o marido estava de férias e os filhos não estavam frequentando a escola. A família não teve sintomas graves da doença.

De acordo com as informações da Vigilância, em 23 de março, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan ligou para falar sobre a coleta de exame para que uma investigação do instituto pudesse ser continuada. Após a coletiva de hoje do Governo do Estado, sobre o enfrentamento da pandemia, momento em que veio a público a informação da nova cepa em Sorocaba, a Secretaria de Saúde recebeu um e-mail do Instituto confirmando que os traços localizados na amostra da cidade são parecidos com os sul-africanos. “A gente já está falando aqui da variante sul-africana”, afirmou o secretário de Saúde de Sorocaba, Vinícius Rodrigues.

Ainda segundo Rodrigues, a situação está em um momento diferenciado no que se refere a pandemia. “O cenário epidemiológico de 2020 não tem nada a ver com o cenário epidemiológico atual”, garante. Para a afirmação, ele se baseia no número de pessoas infectadas e nos óbitos dos últimos dias.

Paralisação da indústria

Parte da indústria deverá ter a atividade paralisada, mas não havia até o momento da reunião qualquer definição ou expectativa sobre o porcentual do setor que deverá sofrer o impacto. “Num primeiro momento foi entendido que eles  -- os funcionários -- vão circular com ônibus da iniciativa privada para que esses passageiros não precisem utilizar o sistema público de transporte”, diz Manga. “Mas algumas indústrias terão que parar para acabar com essa movimentação. A ideia é que aqueles serviços não essenciais parem e manteremos aquelas indústrias que são do ramo alimentício, as indústrias que são do ramo dos insumos para a saúde. Em primeiro momento seria essa a ideia, mas estamos acertando os detalhes finais”, destacou o chefe do Executivo.

Para tratar da questão, uma reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira. Na mesa, membros do Centro das Indústria do Estado de São Paulo (Ciesp) e de secretarias municipais, incluindo a de Trabalho e Renda. A definição sobre quais setores deverão ter as atividades paralisadas deverá sair até a quinta-feira (1).

Antecipação da vacina

Com a piora da pandemia em Sorocaba, o prefeito Rodrigo Manga afirmou que pedirá prioridade da cidade no processo de vacinação. “Temos capacidade [de arcar financeiramente] e também temos parceria coma iniciativa privada na campanha Vacina Sorocaba. Agora, é o objetivo principal é remanejar os recursos da onde tiver. O nosso anseio é a vacinação”, comenta, destacando uma reunião que ocorrerá no dia 7 de abril para tratar do tema. “Agora, é uma obrigação do próprio Estado, entender a necessidade de Sorocaba para que a gente venha imunizar a população, evitando o contágio maior devido a essa nova variante.”