Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeito de Piedade vê descarte de resíduos como desafio à RMS

12 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Prefeito de Piedade vê descarte de resíduos como desafio à RMS Jaderson Alves (esq.), conselheiro da FUA, Marco Aurélio Laham Dottore, promotor de Justiça Farto Neto, prefeito José Tadeu de Resende, presidente do Conselho de Administração da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos, e jornalista José Roberto Doubek Lopes. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (11/2/2020)

O prefeito de Piedade, José Tadeu de Resende (PSDB), visitou na manhã desta terça-feira (11) a sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, e fez um balanço de seu mandato, que termina em 31 de dezembro de 2020. O prefeito destacou as conquistas nas área de educação, saúde e recuperação de estradas na cidade e apontou alguns dos desafios dos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), do qual Piedade faz parte, ao lado de mais 26 municípios.

José Tadeu destacou a questão do descarte correto dos resíduos sólidos como um dos principais desafios atualmente enfrentados pelas cidades da RMS.

Segundo ele, o problema é uma questão de difícil solução para as cidades, não só no Brasil, como em outros países do mundo. E aponta que as usinas, que transformam lixo em energia elétrica, por exemplo, são caras e que as prefeituras não têm capital de investimento para tal. “Infelizmente as leis ambientais atuais criminalizam os prefeitos e os municípios, enquanto que os governos, estadual e federal, que possuem dinheiro para investir na questão dos resíduos sólidos e do lixo não são penalizados”, destaca.

[irp posts="9432" ]

 

O prefeito de Piedade também aponta que a união das cidades da RMS para solucionar a questão é difícil, já que a opção de fazer um consórcio entre os municípios por conta das exigências e responsabilidades recai para as prefeituras.

José Tadeu também falou sobre a necessidade de mais recursos do Estado para fazer o recapeamento das estradas que cortam Piedade, como a SP-79, que liga Sorocaba ao município, e a rodovia Bunjiro Nakao, no trecho entre Piedade e Ibiúna. “São poucos quilômetros, mas que estão com a situação do asfalto em péssimo estado e que necessitam de uma terceira faixa, mas até o momento o governo estadual não liberou verba e não há previsão”, aponta.

Em contrapartida, o prefeito apontou a duplicação do trecho da Bunjiro Nakao, entre Ibiúna e Vargem Grande, autorizado pelo Estado e que está sendo feito. “Nós não queremos a duplicação, bastava o recapeamento e as terceiras faixas nas duas estradas. O custo é muito mais baixo, cerca de 10% da duplicação do trecho da Bunjiro Nakao, mas não temos previsão ainda de liberação da verba. Vamos continuar pedindo”, diz.

Já em relação às estradas do município, disse que durante seu mandato conseguiu recuperar 28 quilômetros, com recapeamento asfáltico, restando sete quilômetros que ainda será feitos até o fim do ano.

Educação e saúde

Na área da educação, José Tadeu inaugurou seis creches e fez com que Piedade zerasse a demanda por vagas nas unidades escolares da cidade. “Este ano tivemos novamente uma demanda de pouco mais de 200 crianças e vamos alugar uma casa, pois não será possível fazer uma nova creche”, aponta.

O prefeito disse ainda que também está ampliando a oferta de ensino integral nas escolas municipais, sobretudo para atender os alunos da fase pré-escolar.

[irp posts="132180" ]

 

Na saúde, afirma que a Prefeitura repassa por mês R$ 1,6 milhão para a Santa Casa, e que sem isso o hospital teria dificuldades para funcionar.

A cidade também discute a revisão e atualização do Plano Diretor e a próxima audiência pública sobre a questão será no dia 20, às 18h, no Anfiteatro Municipal Orestes Romano, na rua Rui Barbosa, 130, no Centro. O evento é aberto ao público. “O objetivo da ação é apresentar propostas para saúde, educação, segurança, trabalho, meio ambiente, entre outras áreas. Por isso, a participação dos moradores de Piedade é muito importante”, diz o prefeito. (Da Redação)