Prefeito anuncia unidade do Samu para animais em Sorocaba

Por

Primeira etapa da revitalização da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal foi entregue ontem. Crédito da foto: Secom Sorocaba

Primeira etapa da revitalização da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal foi entregue nesta quarta-feira (24). Crédito da foto: Secom Sorocaba

Em breve, Sorocaba vai contar com uma unidade de socorro para animais, o chamado Samu Animal. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), na manhã desta quarta-feira (24), durante solenidade de entrega da primeira etapa dos serviços de revitalização da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal (antigo canil municipal), localizada no Jardim Zulmira.

O prefeito lançou, também, o programa "D + uma chance. Adote uma Vida!", que visa incentivar, de forma permanente, a adoção responsável, principalmente, de cães e gatos abrigados na unidade.

Ambiente melhor para os animais

Primeiramente, o objetivo das melhorias visa garantir um ambiente ideal aos cuidados dos animais domésticos resgatados que vivem provisoriamente na unidade. Por isso, conforme o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), foi criado, recentemente, o Grupo Especial Contra a Violência Animal na cidade, que têm ações específicas nesse setor.

“Tivemos uma reunião importante e vamos lançar, nos próximos dias, um grupo especial contra a violência animal. Será uma parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Guarda Civil Municipal. Vamos trabalhar em conjunto, em Operação Delegada, para ampliar a fiscalização nesse sentido”, disse.

“Vivemos um novo momento e uma nova história, por isto precisamos da união de todos, pois, juntos, podemos fazer a diferença para garantir a proteção e o bem-estar dos animais”, disse o titular da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Antonio Prieto. A previsão é de que toda a revitalização seja finalizada já neste semestre, sem custo aos cofres públicos.

Mobilização pela saúde dos animais

Eliana Alegretti, representando a Fundação Alexandra Schlumberger (FAS), participou do lançamento e elogiou a iniciativa do poder público.

Participaram também da cerimônia a secretária da Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; os vereadores João Donizetti e Vitão do Cachorrão; além de representantes do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA); de entidades ligadas à causa, como Spaso e Anjos de 4 Patas; a protetora Mary Giron; a Guarda Civil Municipal (GCM), acompanhada do Buddy, um dos cães adestrados do canil da GCM.

Sobre a unidade

Administrada pela Sema, a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal conta, atualmente, com 78 cães e 34 gatos, vítimas de abandono ou de maus-tratos e, por isso, é necessário sempre encontrar novos tutores que garantam um lar seguro, com cuidado e amor a eles. Todos os animais doados, conforme a Sema, são vacinados, vermifugados e castrados.

Importante destacar que adotar um cão ou um gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animaizinhos por toda a vida.

Conforme a prefeitura, por conta da pandemia do novo coronavírus, para visitar a unidade, basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone (15) 3202.8006, para agendar um horário.

A unidade está localizada na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)