Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeita visita escola que terá programa cívico-militar

18 de Dezembro de 2020 às 00:01

Prefeita visita escola que terá programa cívico-militar Jaqueline esteve acompanhada do deputado estadual tenente Matheus Coimbra. Crédito da foto: Alexandre Lombardi / Secom Sorocaba

A prefeita Jaqueline Coutinho visitou na manhã de ontem (17) a EM Matheus Maylasky, contemplada com o Programa Escola Cívico-Militar. Jaqueline esteve acompanhada do deputado estadual tenente Matheus Coimbra, entusiasta do programa na rede pública municipal de ensino em Sorocaba. “Nós entendemos que ao aderirmos ao programa estamos seguindo um princípio democrático, que traz uma nova opção de modelo educacional, visando intensificar a disciplina e o civismo na rotina dos estudantes”, salientou a prefeita durante a visita.

A EM Matheus Maylasky foi a unidade escolar escolhida para desenvolver o Programa Nacional da Escola Cívico-Militar, após a realização de consulta pública em 9 de outubro, feita pela Secretaria da Educação (Sedu). A sondagem apontou que 82,5% dos pesquisados na escola votaram favoráveis.

Apoio dos militares

O Programa Nacional da Escola Cívico-Militar é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Defesa. O programa, que é gratuito, tem como norte um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa que contará com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. De acordo com o MEC, o programa visa contribuir com a qualidade do ensino na educação básica, além de propiciar aos alunos, professores e funcionários uma atuação focada na melhoria do ambiente e da convivência escolar.

O programa tem como ações a participação de atos cívicos, o desenvolvimento de espírito de civismo e patriotismo, estímulo de atitudes e elaboração e execução do “Projeto Valores” que, segundo o MEC, estará em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar.

Além de colaborar com as atividades educacionais, uma das ações é a implantação de um laboratório de Ciências e Informática. O programa contará com um monitor, que acompanhará as atividades fora de sala de aula, bem como a entrada, saída e intervalo dos estudantes. Os militares não ocuparão cargos dos profissionais da educação. Não haverá alteração no conteúdo das disciplinas, pois será seguida a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)