Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeita empossada, Jaqueline Coutinho, faz primeira reunião com secretariado

02 de Agosto de 2019 às 23:45
Ana Claudia Martins [email protected]

Jaqueline faz primeira reunião com secretariado Jaqueline Coutinho permaneceu na sala de vice-prefeita nesta sexta-feira (2), no sexto andar do Paço. Crédito da foto: Emidio Marques (2/8/2019)

No primeiro dia de trabalho como prefeita, após tomar possa durante a madrugada na Câmara de Sorocaba depois da cassação de José Crespo (DEM), Jaqueline Coutinho (PTB) chegou ao Paço Municipal por volta das 8h, em seu carro particular. Ela estacionou em sua vaga de vice-prefeita e subiu para o sexto andar, onde trabalhou durante todo o dia em sua própria sala. Por decisão da prefeita, ela não ocupou o gabinete do chefe do Executivo.

Durante a manhã, a prefeita iniciou os trabalhos para se inteirar dos projetos e ações que estão em desenvolvimento pela administração municipal. A partir das 14h, a prefeita se reuniu pela primeira vez com todos os secretários municipais na sala de reuniões do gabinete do ex-prefeito Crespo. Mais de 30 pessoas participaram da reunião, entre secretários, diretores de área e assessores. Logo após a reunião, as mudanças de dois titulares -- Antônio Valdir Gonçalves Filho ( Secretaria de Segurança e Defesa Civil), que pediu exoneração, e Ana Lúcia Sabbadin (Secretária de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais - SAJ), que foi exonerada -- foram anunciadas pelo secretário de Gabinete Central, Eric Vieira, em conversa com a imprensa. Mais tarde, outras duas exonerações de secretários afastados foram publicadas no Jornal do Município. Jaqueline Coutinho não falou com os jornalistas após a reunião, que durou cerca de uma hora.

O primeiro a deixar a reunião, dez minutos após o seu início, foi o então secretário de Segurança e Defesa Civil, Antônio Valdir Gonçalves Filho. De acordo com Eric Vieira, ele entregou à prefeita o pedido de exoneração e alegou motivos pessoais para deixar o cargo. “Houve duas mudanças no secretariado. O coronel Antônio Valdir pediu exoneração do cargo e isso é uma questão pessoal dele. A gente não pode nem se manifestar em relação a isso porque todos nós fomos pegos de surpresa, mas respeitamos a decisão dele”, disse Eric.

[irp posts="16651" ]

 

A outra mudança anunciada foi em relação à pasta de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ). “Houve uma mudança também na SAJ por iniciativa da própria prefeita Jaqueline, que pediu a exoneração da Ana Lúcia Sabbadin, que era procuradora de carreira. A Roberta Guimarães, que também é procuradora de carreira e que já esteve com a Jaqueline na Prefeitura de Sorocaba em 2017, é a nova titular. Ela já participou na reunião com a gente como secretária”, diz.

Vieira disse ainda que por enquanto não havia uma definição por parte da prefeita em relação à pasta de Segurança e Defesa Civil. “Quem participou da reunião conosco foi o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Marcos Mariano, mas a pasta da segurança tem ainda outras atribuições como fiscalização, além das atribuições que já são desenvolvidas pelo Mariano na GCM. Eu acredito que agora com mais tempo a prefeita vai fazer a sua reflexão e ela é quem vai designar o novo secretário”, disse.

Mensagem de Crespo

Segundo o secretário de Gabinete Central, Eric Vieira, logo após o resultado da sessão que cassou o mandato de Crespo, o ex-prefeito enviou mensagens no grupo de WhatsApp dizendo que cada secretário poderia se sentir à vontade para tomar sua própria decisão, e pediu que todos contribuam com o trabalho de Jaqueline Coutinho para que não haja descontinuidade na prestação do serviço público.

De acordo com Eric, durante a reunião com a prefeita os secretários fizeram uma rápida prestação de contas de todas as atividades que estão sendo desenvolvidas para que ela tomasse ciência. “Para exemplificar, semana que vem teremos a inauguração de cinco creches na cidade. Então, temos uma agenda nesse mês de agosto de aniversário da cidade, uma agenda muito grande. Também falamos dos contratos que estão vigentes e os que estão para encerrar para que ela possa tomar a iniciativa de renovar ou não. Cada secretaria pontuou algumas questões e nós firmamos compromisso com ela e todos nós vamos contribuir com a prefeita e com a administração da cidade da melhor forma possível”, diz.

[irp posts="133873" ]

 

Vieira reafirmou a preocupação neste momento dos secretários municipais de manter as atividades da cidade funcionando e que elas não se paralisem. “Esse é nosso compromisso com a Jaqueline e em relação aos cargos de secretários, como ocorreu um pedido de exoneração e outra que foi exonerada, são cargos de estrita confiança do chefe do Executivo. Então, é muito recente para falar se mais algum secretário vai ficar ou não no governo da Jaqueline. O próprio Crespo nos pediu uma administração única e a Jaqueline já fazia parte do nosso grupo de secretários no WhatsApp”, diz.

Ainda segundo ele, Jaqueline já estava participando das atividades cotidianas e ela também vai respeitar a opinião dos secretários. “Fizemos parte de uma campanha juntos, infelizmente, ao longo desses dois anos e meio, em algum momento, se perdeu uma proximidade maior que se tinha até então. Mas, ninguém tem absolutamente nada contra ela e está todo mundo disposto a ajudar dentro de suas atribuições enquanto cada um achar que deve, e ela também como detentora dos cargos que deverão permanecer ou não”, afirma Vieira. (Ana Cláudia Martins)