Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeita avaliará desempenho de secretários municipais

04 de Agosto de 2019 às 07:47

Prefeita avaliará secretários municipais Jaqueline esteve ontem na Policlínica para acompanhar mutirão. Crédito da foto: Fábio Rogério (3/8/2019)

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PTB), disse que vai realizar um processo de avaliação de desempenho dos secretários municipais para decidir quem permanecerá no primeiro escalão da administração municipal. Ela assumiu a chefia do Executivo na última sexta-feira (1), depois que o então prefeito José Crespo (DEM) teve seu mandato cassado pela Câmara dos vereadores, por supostas irregularidades na contratação de uma voluntária na Prefeitura.

Em seu primeiro dia como prefeita, Jaqueline se reuniu com o secretariado, que terminou com mudanças de apenas dois titulares -- Ana Lúcia Sabbadin, que ocupava a Secretária de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ) foi exonerada e Antônio Valdir Gonçalves Filho, a pedido, deixou a Secretaria de Segurança e Defesa Civil. Mais tarde, o Jornal Município de Sorocaba publicou a exoneração dos secretários Hudson Zuliani e Marinho Marte, que estavam afastados de suas funções.

[irp posts="149026" ]

 

Apesar de classificar a sua gestão como “uma nova fase”, ela garantiu que manterá ações e programas que considera fazer parte de uma “agenda positiva pré-existente”. “Mas vamos inovar trazendo novas ações, novos projetos, dentro de um outro perfil de governo”, comentou. A declaração foi dada na tarde de ontem, em visita à Policlínica Municipal acompanhada pela secretária de Saúde, Kely Schettini, o secretário de Comunicação, Gilberg Antunes, e alguns assessores.

Questionada se essa nova fase será realizada com a mesma equipe, Jaqueline foi enfática e disse que nenhuma mudança no primeiro e segundo escalão estão descartadas. “Assumi ontem [sexta] diante de uma ação anômala e evidentemente eu tenho que me inteirar do trabalho de cada pasta, tenho que verificar as agendas, o nosso programa de governo, o que temos ainda a cumprir, introduzir novas metas, e evidentemente, dentro desse novo contexto, verificar se os secretários que estão hoje nas pastas estão dentro do perfil do que eu espero de um secretário municipal”.

A prefeita afirma que decidiu não mudar radicalmente o secretariado herdado por Crespo a fim de o andamento das ações e políticas públicas municipais. “Não posso, num primeiro momento, de forma irresponsável e inconsequente, chegar e mudar tudo, porque nós temos que avaliar o impacto dessas mudanças e avaliar, diante de um novo contexto de governo, se os secretários que estão nas pastas estão dentro do perfil do que eu espero, não para mim, para população”, completou.

[irp posts="119961" ]

 

Visita a Crespo

Na noite de sexta-feira, Jaqueline Coutinho visitou o prefeito cassado, José Crespo, em sua casa. Ela afirma que solicitou a reunião para expressar solidariedade ao ex-titular da qual foi vice na chapa das eleições municipais de 2016. “Ele falou que iria recorrer judicialmente que já é algo esperado”, detalhou. (Felipe Shikama)