Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prédios do Sabe Tudo, em Sorocaba, continuam sem destinação

21 de Fevereiro de 2019 às 07:30

Sabe Tudo continua sem destinação Prédios desocupados desde 2015 estão à mercê da degradação. Crédito da foto: Fábio Rogério

A transformação de 17 unidades do antigo projeto Sabe Tudo em bases da Guarda Civil Municipal (GCM), anunciada em agosto de 2018, ainda não foi concretizada. Na ocasião, o prefeito José Crespo (DEM) afirmou que os 32 prédios do Sabe Tudo passariam à gestão da Secretaria da Segurança e Defesa Civil de Sorocaba e que 17 funcionariam como postos de policiamento da GCM, sendo que no restante seriam desenvolvidas atividades compartilhadas com outras pastas.

No entanto, os prédios desativados desde 2015 seguem desocupados e em processo de degradação devido ao vandalismo e à falta de manutenção.

No anúncio do projeto, Crespo afirmou que o município buscaria os recursos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), do governo federal, para efetivar a ideia. Porém, informava que mesmo que as verbas não fossem obtidas, desenvolveria o projeto, ainda que com recursos próprios ou outras linhas de crédito.

[irp posts="11681" ]

 

Questionada, a administração municipal informa que ainda não recebeu verbas do Susp e que “mantém a proposta de utilização das unidades do Sabe Tudo conforme já anunciado”. A Prefeitura não informou quando o projeto de segurança apresentado em agosto será implantado.

Crespo chegou a anunciar em entrevista ao jornal Z Norte, no dia 17 deste mês, que se reuniria nesta quinta-feira (21) com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, com o objetivo de buscar verbas federais para o projeto. Questionada sobre detalhes da visita, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba informou que a reunião com Moro foi adiada a pedido do próprio ministro, que deverá agendar um novo encontro nos próximos dias, em data que ainda deverá ser definida.

Projeto de segurança

No projeto apresentado em agosto, a cidade ficaria dividida em 17 núcleos de segurança, sendo que em cada núcleo estaria localizada ao menos uma unidade do Sabe Tudo. De acordo com a Prefeitura, os fatores que influenciaram a decisão de mudar a destinação dos espaços foi uma suposta falta de acessibilidade dos prédios para pessoas com deficiência -- que dificultaria sua plena utilização educacional -- e a esperança em uma eventual oferta federal de recursos para a Segurança Pública.