Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prédio da sede da Secretaria do Meio Ambiente ganha placas solares

07 de Agosto de 2019 às 16:25

Prédio da sede da Secretaria do Meio Ambiente ganha placas solares Prédio da atual sede da Secretaria do Meio Ambiente em Sorocaba. Crédito da foto: Rafael Baddini / Prefeitura de Sorocaba (7/8/2019)

A atual sede da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) terá placas solares. O objetivo é aproveitar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica.

A Prefeitura de Sorocaba fará uma cerimônia para inaugurar as placas solares. O evento será realizado quinta-feira (8), às 11h30, na própria sede da Sema.

O sistema já está em funcionamento no prédio. “A instalação das placas já refletiu de maneira considerável na nossa fatura de energia. Era em média de R$ 800 e hoje está abaixo de R$ 100”, comenta Gentil Cesar Jr. Ele é o chefe de divisão de Educação e Educomunicação Ambiental e um dos idealizadores da obra.

Segundo Gentil, o sistema possui cerca de 30 anos de vida útil. “Devemos considerar que se trata de uma energia limpa e atinge o tripé da sustentabilidade, envolvendo questões sociais, ambientais e financeiras”, conta. “Quando não há consumo instantâneo da energia fotovoltaica gerada, é injetada na rede na forma de créditos de energia”, comenta.

O prédio da Sema, além de possuir 28 placas fotovoltaicas, possui iluminação interna com lâmpadas de Led. Em breve, receberá um sistema de captação de água da chuva. O objetivo é fazer a reutilização em tarefas simples, tais como regar hortas e fazer a limpeza do prédio.

Prédio antigo

A sede da Sema fica em um prédio construído em 1892. Nele funcionou a antiga Fábrica de Fiação e Tecelagem Santa Maria, tombado pelo patrimônio histórico em 2017. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="146674" ]