Buscar no Cruzeiro

Buscar

Poupatempo faz mutirão para emissão do RG com urgência

25 de Agosto de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Poupatempo faz mutirão para emissão do RG com urgência Pessoas aguardavam o atendimento na frente da unidade de Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (24/8/2020)

A unidade do Poupatempo em Sorocaba deu início nesta segunda-feira (24) ao mutirão de emissão do RG (carteira de identidade).

Mas somente para quem precisa da emissão ou renovação do documento com urgência.

O atendimento acontece por agendamento até esta terça-feira (25).

Mesmo assim, pessoas que não tinham agendamentos foram ao local. Contudo, não foram atendidos.

Conforme a Prodesp, empresa responsável pela unidade, como medida de prevenção ao novo coronavírus, a reabertura acontece com 30% da capacidade de atendimento. Cada Poupatempo prioriza os atendimentos que não podem ser realizados de forma digital.

Poupatempo em Sorocaba

Em Sorocaba, para o mutirão de emissão de RG, conforme a Prodesp, foram disponibilizadas 300 vagas para os dois dias de mutirão. Isso ocorreu por meio de agendamento via internet. Porém, todas as vagas foram preenchidas no sábado (22).

A Prodesp afirma ainda que a partir desta terça-feira (25) uma nova grade de agendamentos será aberta. No entanto, dessa vez, para todos os serviços presenciais nas unidades que retornam com o atendimento nesta quarta-feira (26).

No entanto, a empresa destaca que os agendamentos serão feitos para emissão do RG e para outros serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos. Por exemplo, a primeira habilitação e a transferência de veículos de outros estados para São Paulo.

A Prodesp aponta ainda que todos os demais serviços disponíveis devem ser feitos pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital, Juntos oferecem 75 opções on-line, de forma segura.

RG é a maior demanda

De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, a emissão do RG é, atualmente, a maior demanda nas unidades do Poupatempo. Portanto, necessita do atendimento presencial por conta da coleta biométrica do cidadão.

“O segundo mutirão para solicitações de carteiras de identidade vai atender, nesta segunda e terça (ontem e hoje) cerca de 4,4 mil cidadãos que precisam do documento em todo o Estado”, diz Murilo.

No caso do RG, para ser atendido, basta comparecer à unidade selecionada no dia e horário agendados.

Para isso, o cidadão precisa levar a certidão de nascimento ou casamento, original e cópia simples, ou mesmo com o RG anterior, caso tenha sido emitido no Estado de São Paulo.

Já menores de 16 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal, portando um documento de identificação oficial com foto.

Caso não possa comparecer, o responsável deve assinar uma autorização que pode ser acessada aqui, para ser apresentada no ato do atendimento. Deve ter junto um documento de identificação do responsável, com a mesma assinatura.

No Poupatempo

Kelly Aparecida Venâncio foi na manhã desta segunda-feira (24) acompanhar a mãe que tinha agendamento para a emissão do RG.

Ela reclamou que não pôde entrar como acompanhante da mãe.

“Ela não sabe ler nem escrever e por isso necessitava de um acompanhamento”, disse.

Já Brenda Alves dos Santos também foi ao local para emitir o RG, pois necessita do documento para fazer o pré-natal na rede pública de saúde.

“Fiz o agendamento pela internet e só estou aguardando ser chamada”, disse.

O Poupatempo Sorocaba fica na rua Leopoldo Machado, 525, Centro.

Quem não tem acesso à internet pode entrar em contato com a unidade pelos telefones 0300 847 1998 ou (11) 4135-9700.

Controle de acesso

Por conta da pandemia e para evitar os riscos de transmissão do coronavírus, o Poupatempo está tomando medidas de controle de acesso, distanciamento social e protocolos sanitários.

O acesso às unidades é permitido somente para quem tem horário agendado. Assim, a presença de acompanhantes é autorizada somente em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência.

O uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como a medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel para acessar o ambiente. (Ana Cláudia Martins)