Buscar no Cruzeiro

Buscar

Possível falta de sedativos para intubação e oxigênio preocupa

25 de Março de 2021 às 07:40
Vinicius Camargo [email protected]

Hospital Adib Janete passa a ter catorze leitos de UTI Covid No Estado, a quantidade de suprimentos é suficiente apenas para uma semana de consumo. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (15/5/2020)

Sorocaba pode enfrentar, nos próximos dias, a falta de medicamentos sedativos pa­ra intubação. A possibilidade foi mencionada pelo deputa­do federal Vitor Lippi (PSDB), em vídeo publicado nas re­des sociais, no último do­mingo (21). Na gravação, Lip­pi afirma que o estoque dos insumos disponível nos hos­pitais da região é suficiente para somente cerca de qua­tro a seis dias.

Porém, unida­des de saúde de Sorocaba, bem como a Secretaria de Estado da Saúde, alegam ter quantidades de suprimen­tos para períodos um pouco maiores. O deputado classi­ficou como urgente a aquisi­ção de mais lotes dos insu­mos, principalmente, para evitar a morte de pacientes internados com coronavírus que precisam ser intubados.

A Santa Casa de Miseri­córdia de Sorocaba diz ter estoque dos suprimentos para dez dias. Segundo a ge­rente executiva financeira, Soraya Trani, o hospital não corre riscos de ficar sem os insumos. Conforme ela, de­vido ao aumento da deman­da, os kits de intubação já estão em falta no mercado. Eles são comprados com re­cursos repassados à Santa Casa pela Prefeitura. O pro­cesso de aquisição se dá por meio de pregão eletrôni­co.

A possibilidade do esgo­tamento de oxigênio, outra preocupação, está descarta­da, ao menos na Santa Casa. De acordo com Soraya, o tanque do hospital possui grande capacidade de arma­zenamento e está sempre abastecido com a quantida­de ideal para atender a todos os pacientes.

Outros hospitais

O Cruzeiro do Sul ques­tionou a Secretaria de Saúde da Saúde sobre as situações dos estoques de kits de intu­bação no Conjunto Hospita­lar de Sorocaba (CHS) e no Hospital Regional De Sorocaba II — Adib Domingos Jatene, conhecido como Novo Regional. A pasta estadual, no entanto, não in­formou a quantidade de su­primentos disponíveis, nem quanto tempo os lotes atuais vão durar. Contudo, afirmou que, de modo geral, em todo o Estado, a quantidade é su­ficiente apenas para uma se­mana de consumo, mais próxima da quantia indicada por Lippi. 

Indaga­do, o Hospital Santa Lucinda também não respondeu aos questionamentos. A Prefeitura de Sorocaba igualmente não enviou os dados solicitados pelo jornal, referentes às unidades de saúde administradas pelo Executivo.

Em Piedade

Medicamentos usados para a intubação de pacien­tes com Covid-19 acabaram na Santa Casa de Misericór­dia de Piedade. Como medi­da para não interromper os procedimentos, a unidade substi­tuiu os insumos habitual­mente usados por similares.

Segundo o hospital, difi­culdades na compra dos insumos ocasionaram a falta. Devido à alta demanda, informa a unidade, alguns deles, assim como outros materiais e equipamentos usados no atendimento de pacientes com a doença, es­tão em falta no mercado, e os preços estão mais altos.

De acordo com a Santa Casa de Piedade, os medica­mentos substitutos são tão seguros quanto os habituais. Além disso, acrescenta, qualquer medicação só é mi­nistrada mediante prescri­ção médica. (Vinicius Ca­margo)