Buscar no Cruzeiro

Buscar

Possibilidade de greve no transporte coletivo de São Roque é descartada

30 de Julho de 2019 às 11:28

Greve no transporte coletivo de São Roque foi descartada. Crédito da Foto: Cortesia/Arquivo/Jornal da Economia

A possibilidade de greve no transporte coletivo de São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba, foi descartada. A decisão foi tomada na segunda-feira (29), após uma reunião entre o prefeito da cidade, Claudio Góes (PSDB), vereadores e representes do Sindicado dos Rodoviários de Sorocaba e Região e da empresa concessionária Mirage Transportes. A informação foi confirmada pelo sindicato da categoria.

A entidade notificou, na última quarta-feira (24), a Mirage sobre uma possível paralisação no transporte coletivo. A partir de então, a categoria poderia suspender as atividades após 72 horas da notificação, conforme estabelece a lei de greve em serviços essenciais.

Como justificativa para a greve, a entidade alegava que a empresa não aceitava as reivindicações da campanha salarial da categoria. Ainda conforme o sindicato, a Mirage cometeria diversas irregularidades trabalhistas, como o não pagamento correto de horas-extras, descanso semanal remunerado e adicional noturno. Além disso, a concessionária não teria implantado plano de saúde, estaria praticando banco de horas e realizaria descontos indevidos de cobradores e de dias faltados por motivo de doença, completa a entidade.

[irp posts="145984" ]

 

Segundo a Prefeitura de São Roque, na última quinta-feira (25), a empresa “apresentou a contranotificação ao sindicato, demonstrando as justificativas e comprovações do cumprimento das suas responsabilidades, solicitando, ainda, a suspensão do estado de greve."  Já na sexta-feira (26), a administração municipal conseguiu, junto ao Tribunal Regional do Trabalho, decisão judicial garantindo o funcionamento dos ônibus na cidade.

Mesmo assim, diante da ameaça de greve, o prefeito Cláudio Góes convocou uma reunião com as partes envolvidas. No encontro, conforme a Prefeitura, também foram estabelecidas as diretrizes relativas ao acordo coletivo pleiteado pelos motoristas. “Na oportunidade, sindicato e empresa (Mirage) chegaram num consenso, eliminando a possibilidade de nova greve e estabelecendo que, até o próximo dia 15, seja firmado o acordo coletivo, em prol da garantia dos direitos trabalhistas dos funcionários”, afirma nota da administração municipal.

De acordo com o sindicato, uma assembleia para discutir as questões acordadas na reunião deve ser realizada nesta sexta-feira (02). (Da Redação)