Sorocaba e Região

Posses marcam início da Semana Aluísio de Almeida em Sorocaba

Foram empossados presidentes de honra da Academia de História Militar
Posses marcam início da Semana Aluísio de Almeida
Três presidentes de honra da Academia foram empossados durante as festividades. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/11/2020)

A Semana de Aluísio de Almeida, evento promovido pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e seus parceiros, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult), segue com atividades até o dia 7 de novembro. O primeiro dia de evento, na quarta-feira (4), ocorreu na sede do IHGGS, no bairro Além Ponte. Foi a cerimônia de posse dos presidentes de honra da Academia de História Militar do Brasil (SP) General Berthorldo Klinger.

O responsável pelo Comando Militar do Sudeste, general de Exército, Eduardo Antonio Fernandes, tomou posse como 1º presidente de honra. Marcus Vinicius Valério, subcomandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, representou na posse o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Fernando Alencar Medeiros, 2º presidente de honra. Como 3º presidente de honra tomou posse o tenente-coronel Clayton Ricardo Pontes, do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve Regimento Deodoro.

Leia mais  Operação da GCM e PM autua 108 veículos e fiscaliza 13 pontos alvos de denúncias

Adilson Cezar, presidente do Instituto, enalteceu o evento. “A Semana Aluísio de Almeida coloca em evidência a importância da história. Você só pode entender o presente olhando para o passado, que é imutável, e fazer a agora as transformações que achar necessárias para a o futuro. Assim já foi o início dessa semana”, diz sobre a posse dos presidentes de honra da Academia de História Militar do Brasil.

Posses marcam início da Semana Aluísio de Almeida
Presidente do IHGGS Adilson Cezar. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/11/2020)

O evento foi encerrado com o recebimento de um quadro de um comandante do Regimento Deodoro. Adilson Cezar lembra que até o começo desse ano, o quadro estava suprimido da galeria de comandantes. “Toda vez que visitávamos o Regimento Teodoro, nós encontrávamos uma falha na galeria.

Laor Rodrigues, do Conselho Consultivo da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), foi homenageado no evento. A celebração foi realizada on-line em razão das medidas de isolamento social para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Leia mais  Restaurante Bom Prato prorroga oferta de refeições

A programação segue. Nesta sexta-feira (6) acontece a Santa Missa em homenagem à data natalícia de Aluísio de Almeida, às 17h. O encontro ocorrerá na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba. Na mesma data, às 18h30, ocorre a Sessão Magna comemorativa do aniversário de Aluísio de Almeida, considerado pai da história de Sorocaba. As homenagens também celebram o Dia Nacional do Amigo da Marinha. Esse evento também será na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte.

Pessoas que contribuíram com a instituição serão homenageadas e haverá entrega de diploma de gratidão. Também haverá recepção. Devido à pandemia, a tradicional visita ao túmulo de Aluísio de Almeida não ocorrerá.

Amanhã (7), no IHGGS, às 10h, acontece a instalação do Museu Maçônico de Sorocaba e Votorantim, promovida em parceria com o Conselho Maçônico de Sorocaba e Votorantim. (Marcel Scinocca)

Comentários