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Por problemas mecânicos, atendimentos do Ônibus Rosa têm queda de 18%

05 de Março de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Por problemas mecânicos, atendimentos do Ônibus Rosa têm queda de 18% Veículo está na Policlínica e, por conta do Dia da Mulher, mais senhas estão sendo distribuídas. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

O Ônibus Rosa, unidade móvel de saúde que atende mulheres, teve queda de 18,25% no número de atendimentos em 2019 em relação a 2018. Os motivos da redução, segundo a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), foram problemas mecânicos no veículo e falta de motorista.

“Por questões de segurança, o veículo não está sendo deslocado por estar há bastante tempo em uso e as condições mecânicas já não são confiáveis, por apresentarem desgaste natural”, afirmou a pasta por meio de nota enviada à reportagem.

Conforme os dados apresentados pela SES, em 2019 no total foram realizados 3.938 atendimentos no ônibus da mulher, contra 4.817 em 2018. O que representa uma queda de 879 atendimentos.

Ainda segundo os números, no ano passado foram feitas 2.225 consultas com profissionais de enfermagem no veículo e mais 1.713 coletas de exame preventivo do colo do útero (papanicolau). Em 2018, os números foram maiores: 2.582 consultas e 2.235 exames preventivos (papanicolau).

Em relação aos dois tipos de procedimentos realizados no Ônibus Rosa, a queda no número de consultas no mesmo período foi de 13,83% e no de exames foi maior, de 23,35%.

No ano passado, reportagem do Cruzeiro do Sul mostrou as reclamações das usuárias do Ônibus Rosa por conta das condições do veículo. O toldo que servia para proteger as mulheres enquanto aguardam para ser atendidas, por exemplo, estava quebrado.

As informações sobre o número de atendimentos no Ônibus Rosa no ano passado e em 2018 foram apresentados pela SES, na semana passada, durante a audiência sobre a prestação de contas da pasta no 3º quadrimestre de 2019.

Por problemas mecânicos, atendimentos do Ônibus Rosa têm queda de 18% Watanabe afirma que condições do ônibus são precárias. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (26/2/2020)

O secretário de Saúde, Ademir Watanabe, disse que Sorocaba precisa de outro ônibus porque o atual está precário e que, em breve, há a possibilidade da Prefeitura de Sorocaba adquirir um veículo em melhores condições.

Presente na audiência, o vereador Luís Santos (PROs) disse que fez uma emenda parlamentar, no valor de R$ 400 mil, que foi destinada para o Ônibus Rosa. Ele espera que o Executivo use o recurso para que outro ônibus seja adquirido pelo município e oferecer melhores condições de atendimento às mulheres.

O vereador lembrou ainda que o atual veículo nem banheiro possui. Sobre isso, a SES afirmou estar realizando “estudos para viabilizar o veículo, o mais breve possível. A emenda será utilizada para o seu destino de origem”, finaliza a nota.

Enquanto o Ônibus Rosa teve queda, o Ônibus Azul, que é específico para a saúde dos homens, apresentou aumento de 26,73% no número de atendimentos realizados em 2019 em relação a 2018. Conforme os dados da SES, no ano passado o Ônibus Azul realizou no total 10.324 atendimentos, contra 8.146 em 2018.

Mais senhas

No início do mês, a SES anunciou que ampliou o número de senhas oferecidas diariamente às pacientes que procuram os serviços do Ônibus Rosa. Anteriormente, eram distribuídas 14 senhas por dia, e agora, serão 20. Isso reflete em um aumento médio de 120 senhas a mais por mês. A medida foi tomada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que é comemorado no próximo dia 8.

Até o dia 31, o Ônibus Rosa segue atendendo na Policlínica Municipal de Especialidades Edward Maluf, situada na av. Roberto Simonsen, das 7h às 13h. As 20 senhas diárias são ofertadas a partir das 7h, por ordem de chegada. Além dos atendimentos em ginecologia, também são realizados testes rápidos de HIV e sífilis.

Para ser atendido é necessário levar um documento de identidade, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS) para facilitar encaminhamentos e agendamentos. (Ana Cláudia Martins)

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