Buscar no Cruzeiro

Buscar

Políticas Públicas é tema da Campanha da Fraternidade 2019

06 de Março de 2019 às 08:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Políticas Públicas é tema da Campanha da Fraternidade Dom Julio: objetivo é participação popular nas políticas públicas - Foto: Fábio Rogério (22/03/2018)

Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança oficialmente nesta quarta-feira (6) de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2019. O lançamento será durante evento na sede da entidade em Brasília. Com o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Isaías 1,27), a Igreja Católica quer chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. Além disso, a Campanha da Fraternidade 2019 tem como objetivo estimular a participação dos cristãos em políticas públicas a luz da palavra de Deus e do Evangelho, para fortalecer a cidadania e o bem comum, que são sinais da fraternidade. Em Sorocaba, segundo o arcebispo metropolitano, dom Julio Endi Akamine, uma cerimônia para marcar o lançamento da campanha deverá ser realizada no fim do mês, durante uma sessão solene na Câmara Municipal.

[irp posts="81007" ]

 

Ao Cruzeiro do Sul, o arcebispo metropolitano falou, por telefone, sobre os objetivos da Campanha da Fraternidade 2019 e como os cristãos devem agir durante a Quaresma, período de 40 dias que antecede a principal celebração da Igreja Católica, que é a Páscoa (ressurreição de Jesus Cristo), e começa na Quarta-Feira de Cinzas. Sendo a Quaresma tempo de conversão para os cristãos, dom Julio lembra que a Campanha da Fraternidade também se inicia na mesma data, ou seja, no período quaresmal, já que a prática da caridade e da misericórdia são atos de fraternidade para os católicos. “Há uma forma de caridade pessoal que é ajudar aquele que mais precisa, mas também há a caridade social por meio de políticas públicas e os cristãos devem se atentar para isso e agirem como atores sociais, com o que temos de melhor que é o Evangelho”, afirma o arcebispo.

Políticas Públicas é tema da Campanha da FraternidadeO texto-base da campanha apresenta o ciclo e as etapas de uma política pública e faz a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresenta os canais de participação social, como os conselhos previstos na Constituição Federal de 1988.

Para a CNBB, a Campanha da Fraternidade 2019 é um convite aos cristãos para que participem da formulação, avaliação e controle social das políticas públicas em todos os níveis, municipal, estadual e federal, como forma de melhorar a qualidade dos serviços prestados ao povo brasileiro. “As políticas públicas têm que acolher aqueles que têm sede, que têm fome, que necessitam de educação, de saúde, bem como os encarcerados, os estrangeiros, entre outros. A Igreja Católica se volta para situações existenciais do povo brasileiro procurando colaborar com as pessoas no enfrentamento dos problemas sociais para o bem comum”, destaca dom Julio.

Galeria

Confira a galeria de fotos