Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia fecha depósito clandestino de remédios em Sorocaba

08 de Agosto de 2019 às 12:27

O material apreendido foi encaminhado à sede da Dise, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (8/8/2019)

*Atualizada 09/08, ás 7h

A Polícia Civil de Sorocaba e a Vigilância Sanitária (Visa) apreenderam na manhã desta quinta-feira (08) uma grande quantidade de medicamentos e insumos hospitalares em um imóvel localizado na rua Antônio Guilherme da Silva, no bairro Jardim Bandeirantes, na zona leste de Sorocaba. A polícia chegou ao local a partir de denúncia anônima e após dois meses de investigações em parceria com o órgão municipal.

No local os policiais encontraram uma espécie de armazém clandestino, onde os produtos estavam armazenados de maneira inadequada. Havia remédios de uso contínuo e controlado mantidos sem refrigeração, assim como medicamentos com data de validade vencida. Além disso, o dono do imóvel não apresentou as notas fiscais dos produtos.

De acordo com a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), os materiais encontrados no armazém clandestino eram fornecidos para instituições públicas de saúde, incluindo as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Sorocaba (Norte e Oeste). A distribuidora também mantinha contratos com prefeituras do interior.

Ainda segundo a Dise, o proprietário da residência e do suposto depósito clandestino fechado também possui uma empresa que comercializa medicamentos na cidade de Cajamar. Esta mantém contratos com vários clientes, incluindo órgãos municipais e unidades públicas de saúde em Sorocaba.

O proprietário da residência, que preferiu não se identificar, confirmou ao Cruzeiro do Sul a informação da Polícia sobre o estabelecimento de Cajamar. Ele disse que o material encontrado no depósito de Sorocaba foi trazido de lá. Ele ainda afirmou que possui contrato com a organização social Instituto Diretrizes, que faz a gestão das UPHs Norte e Oeste em Sorocaba.

Imóvel onde o medicamento foi apreendido em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (8/8/2019)

Operação

Os policiais da Dise cumpriram mandado de busca e apreensão em três endereços, sendo um em imóvel no Jardim Bandeirantes, onde os produtos foram apreendidos, na casa do proprietário, cujo endereço não foi informado pela polícia, e um terceiro local, também não informado.

A operação da Dise no armazém clandestino começou por volta das 10h e continuou durante a tarde, em função da grande quantidade de caixas e de produtos que estavam no local. Todo o material foi contabilizado pela polícia e levado para a sede da Dise, que fica no Jardim Astro, nas proximidades do depósito. Em seguida, todos os produtos seriam levados para a Vigilância Sanitária, onde devem ser destruídos.

[irp posts="117565" ]

 

O delegado de polícia e titular da Dise Sorocaba, Rodrigo Ayres, disse que no local havia diversos medicamentos de uso contínuo e controlado, produtos com data de validade vencida, além de inúmeros tipos de insumos hospitalares, como luvas, soro fisiológico, água oxigenada, fraldas e recipientes para coleta de exames, entre outros materiais.

No final da tarde, a Vigilância Sanitária informou a contabilização de 642 caixas com produtos apreendidos no depósito clandestino. A Visa e a Dise também encontraram medicamentos no veículo do proprietário do imóvel e constataram que o CNPJ da empresa está inválido.

O proprietário da distribuidora, que estava no local no momento em que a polícia chegou, foi encaminhado para o plantão norte, onde prestou depoimento. Hoje, ele passará pela audiência de custódia no Fórum. O suspeito pode responder na Justiça por crime contra o consumidor e crime contra a saúde pública. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos