Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia Civil oficia a Câmara sobre a viagem de Crespo ao Uruguai

12 de Julho de 2019 às 19:22

Delegacia Seccional de Sorocaba. Crédito da Foto: Aldo V. da Silva/Arquivo/Jornal Cruzeiro do Sul (28/1/2011)

A Polícia Civil protocolou na Câmara de Sorocaba na tarde desta sexta-feira (12) um documento tratando da viagem do prefeito José Crespo (DEM) para o Uruguai. O despacho está endereçado ao presidente em exercício do Legislativo, vereador Fausto Peres (Podemos).

[irp posts="141250" ]

 

Uma imagem que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens mostra o prefeito em um estabelecimento na cidade de Montevidéu, no Uruguai. Crespo aparece na companhia da esposa, a primeira-dama Lilian Crespo. A imagem teria sido registrada no último domingo (7), dentro do período em que Crespo goza de atestado médico de 14 dias, que foi emitido em 3 de julho, e começou a circular em grupos de aplicativos de mensagem, chegando à redação do jornal Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira (11) -- dia de veiculação de reportagem sobre o assunto também pela TV TEM.

Atestado de Crespo tem vigência por 14 dias a partir de 3 de julho. Crédito da Foto: Divulgação

A informação foi confirmada pela Câmara de Sorocaba. Entretanto, segundo o Legislativo, como o documento ainda não foi analisado pelo Jurídico, não seria possível falar sobre o teor do que enviado pela Polícia Civil. O Cruzeiro do Sul teve acesso ao documento assinado pelo delegado Marcelo Carriel. No texto, o delegado fala em novos indícios de infrações político-administrativas.

Ele ainda cita que, conforme informações obtidas pela Polícia Civil junto à Polícia Federal, a certidão de movimento migratório mostra que José Crespo deixou o país no dia 5 de julho, às 11h32, por intermédio do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Ele retornou ao Brasil, conforme o mesmo documento, no dia 9 de julho.

O delegado pondera e afirma que até o momento não se vislumbra infração penal -- mas lembrou que o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais determina que todo atestado médico deve conter o Código Internacional de Doença (CID) -- o que não consta no atestado do prefeito. O documento ainda cita as ocasiões em que o prefeito de Sorocaba deixou de comparecer à oitivas da Comissão Processante da Câmara, motivado por problemas de saúde.

O Cruzeiro do Sul apurou ainda que o documento enviado à Câmara foi motivado por uma nova representação à Polícia Civil feita por Salatiel Hergesel na tarde desta sexta-feira (12). Além de dar detalhes sobre a questão, o documento solicita que seja aberto um inquérito policial para investigar o caso.

José Crespo foi visto em Montevidéu, no Uruguai, com a primeira-dama Lilian Crespo. Crédito da foto: Arquivo pessoal

A situação já provocou uma reunião emergencial com membros da Comissão Processante que investiga o prefeito na Câmara. Crespo tem 24 horas, pelo ofício, para explicar a situação. O prazo foi definido durante a reunião que ocorreu entre os vereadores Silvano Júnior (PV), presidente da Comissão, e Hudson Pessini (MDB), que é relator dos trabalhos.

Um pedido de investigação ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), para que se investigue o caso, também foi protocolado nesta sexta-feira (12) pela bancada do PT na Câmara. Francisco França e Iara Bernardi também protocolaram um documento em conjunto em que pedem para que a Comissão Processante ouça José Crespo de forma imediata.

Ainda sobre a Câmara, Crespo deixou de comparecer em duas ocasiões agendadas pela Comissão Processante sob justificativa de que estava sob cuidados médicos ou repouso. O prefeito de Sorocaba é investigado por suposta infração político-administrativa no caso envolvendo o voluntariado de Tatiane Polis à Prefeitura de Sorocaba.

O prefeito José Crespo se manifestou sobre a viagem. “Em razão de incômodos pós-operatórios (próstata), o médico determinou meu afastamento das atividades normais do gabinete e repouso, o que estou cumprindo. Viagens, desde que mantidos esses cuidados, não estão proibidas”, afirmou o chefe do Executivo, sem das mais detalhes sobre a viagem. (Marcel Scinocca)