Buscar no Cruzeiro

Buscar

Planta da Toyota em Sorocaba completará oito anos de produção

05 de Agosto de 2020 às 00:26
Ana Claudia Martins [email protected]

.Planta da Toyota em Sorocaba completará oito anos de produção Crédito da foto: Divulgação Toyota

A fábrica da Toyota do Brasil completará oito anos em Sorocaba no domingo (9). Atualmente, a unidade sorocabana produz os modelos Etios e Yaris e recebeu investimentos de R$ 1 bilhão para fabricar um novo SUV compacto. A empresa afirma que ainda não pode dar detalhes sobre ele.

Segundo o diretor industrial da planta Sorocaba, Ademir Rogério Canal, apesar da pandemia do coronavírus, a produção de veículos foi retomada. Teve, ainda, a suspensão temporária das operações nas quatro fábricas da Toyota no Brasil entre 20 de março e 23 de junho. Mas, desde o dia 27 de julho, os dois turnos da linha de produção local estão trabalhando normalmente. E seguem as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias.

Ainda, conforme o diretor industrial, a fábrica de Sorocaba conta com 2 mil funcionários diretos. Há um volume de produção normal de 472 veículos por dia, entre Etios e Yaris. “A fábrica de Sorocaba é muito importante estrategicamente para a empresa. Isto por conta da localização triangular entre as unidades de Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz. Isso facilita a produção e evacuação dos nossos veículos para as concessionárias da Toyota”, destaca.

Novo modelo

Canal aponta que o novo veículo produzido em Sorocaba deve ser lançado em breve e, por isso, a fábrica sorocabana está em fase de treinamento dos funcionários. “Estamos treinando as equipes e nos próximos meses começamos a passar o novo veículo na linha, para o lançamento já no início do ano que vem”, aponta.

O diretor disse ainda que, apesar da pandemia e da paralisação temporária das quatro fábricas da Toyota no Brasil, o projeto do novo carro da marca japonesa não parou. “Demos continuidade na instalação de todos os equipamentos necessários e na preparação das linhas de produção. Então, foi mantido o valor de R$ 1 bilhão em investimentos exatamente para esse novo veículo que será lançado no 1º trimestre de 2021”, diz.

Para celebrar os oito anos da fábrica na cidade, o diretor industrial pretende gravar um vídeo, com colaboradores da produção, abordando a data e também o aniversário de Sorocaba, que completará 366 anos no próximo dia 15. “Será uma homenagem não só pelos oito anos da planta, mas também pelo aniversário da cidade”.

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, também falou sobre o aniversário da fábrica, destacando a geração de empregos e a arrecadação de impostos da produção e venda dos veículos da marca japonesa. (Ana Cláudia Martins)