Buscar no Cruzeiro

Buscar

Perseverança III comemora 150 anos de história

27 de Julho de 2019 às 22:32
Ana Claudia Martins [email protected]

Perseverança III comemora 150 anos de história Membros da Perseverança III. Crédito da foto: Emídio Marques (27/7/2019)

A Loja Maçônica Perseverança III realizou na noite de sábado (27), no Salão de Eventos do Lar Escola Monteiro Lobato, uma sessão comemorativa que celebrou os 150 anos de história da instituição. O presidente da Perseverança III, Laelso Rodrigues, um dos instituidores da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), abriu a solenidade e em nome de Deus agradeceu pela iniciativa dos pioneiros, os 24 integrantes que iniciaram a história da Perseverança III, com os ideais da liberdade e da educação. “Com suas ideias revolucionárias eles criaram a primeira escola para os filhos de escravos do Brasil”, destacou.

Perseverança III comemora 150 anos de história César Augusto Ferraz dos Santos, orador da PIII e presidente do Conselho de Administração da FUA. Crédito da foto: Emidio Marques (27/7/2018)

Em seguida, o orador da Loja Maçônica P III e atual presidente do Conselho de Administração da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos, também falou da inquietação dos 24 integrantes que iniciaram a primeira loja maçônica de Sorocaba, e citou dois de seus membros, Ubaldino do Amaral e José Leite Penteado. César contou sobre a preocupação deles com a escravidão que ainda ocorria no Brasil.

“Indignados com a situação de pessoas serem escravizadas somente pela cor de sua pele, eles iniciaram uma campanha pela libertação dos escravos, paralelo à Proclamação da República. Então, a educação e a liberdade são o binômio que está na criação da Perseverança III. E nesses 150 anos, a P III construiu muitas obras e entre elas as entidades que já atenderam gratuitamente milhares de pessoas, por meio do trabalho social”, disse. César também falou dos projetos da FUA, como mantenedora do Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico, como grandes ícones tanto na área da educação como na comunicação.

Dando continuidade ao evento, os presidentes das entidades que são mantidas pela P III falaram sobre a história e trajetória dos trabalhos desenvolvidos pela Associação Protetora dos Insanos (Apis/Antônio Carlos Ribeiro), pela Vila dos Velhinhos (Sílvio Cariani), pelo Lar Escola Monteiro Lobato (José Murilo Marinho Mauad),  pela FUA (César Augusto Ferraz dos Santos), pelo Serviço de Obras Sociais (SOS/João Antonio Gabriel), e pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer (Maysa Miceli Santini de Souza).

O presidente da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da Cruzeiro FM 92,3, empresário Alexandre Latuf, destacou na solenidade o trabalho jornalístico desenvolvido pela rádio, desde o início de sua trajetória e sobre sua atuação em Sorocaba e região.

Perseverança III comemora 150 anos de história Laelso Rodrigues, atual presidente da PIII e um dos instituidores da FUA. Crédito da foto: Emidio Marques (27/7/2018)

Também presente na solenidade, o prefeito de Sorocaba, José Crespo, destacou a importância da P III no desenvolvimento da cidade e como a história da Loja Maçônica se confunde com a própria história da cidade. “Parabenizo todos os membros da entidade com um legado de 150 anos e um trabalho na área da educação, social e da comunicação, com grandes serviços prestado para a sociedade sorocabana”, disse.

A sessão comemorativa contou ainda com um jantar que reuniu mais de 300 convidados entre membros da PIII, autoridades políticas, além da presença do grão-mestre estadual Gerson Magdaleno. Também marcaram presença no evento, os deputados federais Vítor Lippi e Guiga Peixoto. Participaram ainda diversas autoridades civis, militares e maçônicas.

A comemoração dos 150 anos da PIII também foi marcada com a publicação de um livro, com versão impressa e eletrônica, que conta a história da instituição e registra os nomes de todos os membros da instituição em todo esse período. Durante o evento os convidados receberam um suplemento, que também conta a história dos 150 anos da P III.

Perseverança III comemora 150 anos de história Evento foi prestigiado por diversas autoridades e convidados. Crédito da foto: Emidio Marques (27/7/2018)

A Perseverança III foi fundada em 31 de julho de 1869 e completa 150 anos na próxima quarta-feira. Em todo esse período, a Loja Maçônica contribuiu para o desenvolvimento de Sorocaba e teve participação exemplar e de liderança em ações que ajudaram a construir a história da cidade.

A Perseverança III mantém a administração da Fundação Ubaldino do Amaral, entidade mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e Colégio Politécnico; rádio Cruzeiro FM 92,3, Vila dos Velhinhos, Lar Escola Monteiro Lobato, Associação Protetora dos Insanos, Serviço de Obras Sociais (SOS) e Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. (Ana Cláudia Martins)

[irp posts="39621" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos