Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pela 1ª vez, interior supera Capital em mortes por novo coronavírus

26 de Junho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Pela 1ª vez, interior supera Capital em mortes por novo coronavírus Entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, atualizou a situação da pandemia no Estado. Crédito da foto: Divulgação / GESP (25/6/2020)

O interior paulista ultrapassou, pela primeira vez, a Capital no número total de mortes pelo novo coronavírus. Segundo os dados divulgados no início da tarde de ontem (25) pelo governo estadual, na véspera (24) foram registrados 6.677 óbitos no interior paulista contra 6.675 na Capital. Em relação ao número de casos confirmados de Covid-19, o número no interior também é maior do que na Capital: 125.561 contra 113.261, respectivamente.

Os dados foram divulgados pelo secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, e o coordenador do Centro de Contingência de Coronavírus, Carlos Carvalho, durante entrevista coletiva à imprensa, no Palácio dos Bandeirantes.

Com 9.765 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, o Estado de São Paulo bateu, pelo segundo dia consecutivo, o recorde de casos de coronavírus registrados por dia. São 248.587 confirmações desde o início da pandemia. Já as mortes em 24 horas foram 406, elevando o total de vidas perdidas para 13.759.

Segundo o secretário da Saúde, os números mostram a desaceleração de novos casos, óbitos e internações na Capital paulista e aumento de casos, mortes e internações no interior do Estado. “Comparando o interior com a Capital paulista, os números nos levam a acreditar e projetar um aumento significativo no interior”, aponta Germann.

Já o coordenador João Gabbardo destaca que a Capital paulista tinha quase nove vezes mais casos confirmados que o interior do Estado e que essa diferença caiu ontem (25) para 2,5. “A mesma situação ocorreu com os óbitos na Capital em relação ao interior. A gente tinha 544 mortes por um milhão de habitantes na Capital contra 198 óbitos no interior. E nesta quarta essa diferença também de nove vezes mais óbitos na Capital do que no interior caiu para 2,7”, destaca.

Deste modo, Gabbardo afirma que a tendência para os próximos dias é reduzir bastante os números na Capital e aumentar em todo o interior paulista. E em relação aos novos casos confirmados de coronavírus, ele disse que o aumento no período de 21 a 24 de junho foi de 28,7% na comparação entre a Capital (7.670) e o interior (10.752).

Máscaras para o interior

Com a tendência de aumento de casos, de óbitos e de internações em todo o interior paulista, o governo estadual também anunciou na tarde de ontem (25) o envio, nos próximos dias, de 3,5 milhões de máscaras de proteção facial para hospitais públicos e filantrópicos. De acordo com o Estado, serão enviadas 2 milhões de máscaras N95 e 1,5 milhão de máscaras cirúrgicas.

Nesta sexta-feira (26), o governo estadual deverá anunciar a reclassificação de todas as regiões do Estado em relação ao Plano São Paulo. Lembrando que Sorocaba retrocedeu da fase 2 (laranja) para a 1 (vermelha) e teve que reverter, também, a flexibilização do comércio considerado não essencial. (Ana Cláudia Martins)