Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parte do forro de teto de leito desaba na Santa Casa

04 de Dezembro de 2020 às 19:06
Vinicius Camargo [email protected]

Placas de PVC se desprenderam do forro e caíram. Crédito da foto: Reprodução

Parte do forro do teto de um leito da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba desabou na tarde de quinta-feira (3). O fato aconteceu durante a forte chuva com vento registrada na cidade. No momento do incidente, havia três pacientes e três acompanhantes no quarto. O desabamento das placas de PVC ocorreu na unidade de internação número 108, no primeiro andar, no setor de enfermaria.

O programador Roque Maciel Cardoso Venâncio, de 34 anos, alega ter sido atingido pelas objetos e sofrido um corte no polegar esquerdo. O celular dele também foi danificado. A mãe de Venâncio, de 61 anos, está internada no quarto. Quando houve a queda, ele a acompanhava. Segundo Venâncio, as outras duas pacientes também são idosas.

A mãe, conta, deu entrada no hospital no dia 25 de novembro (quarta-feira da semana passada), após sofrer um infarto. Ela aguarda a liberação para fazer cateterismo (procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas) em outra unidade de saúde. Enquanto isso, permanece na Santa Casa.

Desde o primeiro dia no hospital, Venâncio diz ter observado o desprendimento das placas das estruturas metálicas sustentadoras. Ele alega ter comunicado a médicos e enfermeiros sobre o problema, mas nenhuma providência teria sido tomada. Os funcionários, acrescenta, informaram não haver riscos de desabamento. "As placas de PVC estavam soltas e, quando abríamos a janela, elas saltavam", relata.

O incidente ocorreu, justamente, quando uma paciente abriu uma das janelas, por volta das 13h de quinta (3). A força do vento ocasionou o desabamento, diz ele. "As placas e as peças de metal caíram sobre o meu corpo e atingiram o leito da minha mãe. Por sorte, ela estava no banheiro e não aconteceu nada mais grave".

Após o ocorrido, mesmo com o dedo machucado, ele afirma não ter recebido atendimento médico. "A preocupação deles foi só com o meu celular". Além disso, a equipe de manutenção teria sugerido iniciar o conserto com os pacientes dentro do quarto. Eles só teriam sido transferidos depois de Venâncio argumentar sobre os riscos da permanência no local durante os trabalhos. A administração da unidade teria, ainda, lhe pedido para não divulgar o caso.

Um funcionário da administração igualmente teria tentado abrandar a situação e culpado a equipe de enfermagem, cita. "Ele falou que o caso serviu de aprendizado, para não se repetir no futuro", complementa.

Venâncio denunciou o fato à Ouvidoria da Santa Casa. Agora, deve ajuizar uma ação judicial. "Pretendo acionar a Defensoria Pública, para exigir a responsabilização da administração pela manutenção predial e pelo ocorrido, e evitar que esse tipo de evento volte a ocorrer", destaca.

Ele teme pela segurança da mãe, pois, apesar da substituição das peças, o forro ainda está instável e balança. "Só o susto poderia ser suficiente para causar uma fatalidade. É um absurdo".

Em nota, a Santa Casa confirmou a queda do forro. "De fato, uma pequena parte do forro de um dos quartos de internação feminina, composto por placas leves, caiu devido ao forte vendaval que passou por Sorocaba na tarde de quinta-feira".

O hospital afirmou que ninguém se feriu. Após o desabamento, todos os pacientes  foram encaminhados para outras instalações, em menos de uma hora. Além disso, as placas já foram recolocadas, acrescenta a nota. "Não há histórico anterior na ouvidoria ou na enfermagem do hospital das placas estarem soltas".

Ainda conforme o hospital, as peças não atingiram Venâncio, e, sim, o celular dele, arranhando a película do visor. Desta forma, o ferimento no dedo do acompanhante teria sido causado pelos cacos do item de  proteção da tela, e não pelas placas. "Ao manejá-la, cortou seu dedo superficialmente e foi prontamente atendido pela enfermagem". De acordo com a Irmandade, o valor da película será restituído para Venâncio. (Vinicius Camargo)