Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parques podem retomar atividades em Sorocaba

05 de Setembro de 2020 às 00:01

Parques podem retomar atividades O Parque Quinzinho de Barros ainda não definiu quando abrirá as portas. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (21/2/2020)

 

A Prefeitura de Sorocaba autorizou, por meio de um decreto publicado ontem (4) no Jornal do Município, a retomada das atividades dos centros esportivos, parques e do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. A decisão, que passa a valer a partir de hoje (5), foi tomada diante da permanência da cidade por 28 dias consecutivos na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo. A determinação do Poder Executivo também libera o funcionamento de galerias, museus, bibliotecas, cinemas e teatros, entre outros estabelecimentos dedicados a eventos culturais.

Seguindo as orientações da Sema, por conta da pandemia da Covid-19, o zoológico fechou as portas em 17 de março deste ano. Depois de 172 dias sem receber o público, o parque ainda não tem uma data para o retorno das atividades mesmo com a autorização. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), os protocolos de reabertura ainda precisam ser finalizados pela pasta.

Além do zoológico, a permanência do município na fase menos restritiva permitirá a abertura dos parques municipais Chico Mendes, Biquinha e do Jardim Botânico de Sorocaba Irmãos Villas-Bôas, entre outros. Segundo o documento oficial, a decisão de quando liberar o acesso ao público será de responsabilidade do gestor de cada entidade.

Recomendações

O decreto prevê que os estabelecimentos recém-autorizados podem funcionar no máximo oito horas diárias, desde que respeitem o limite de até 40% da capacidade física do local e realizem o controle de acesso. Entre as obrigações também estão à venda on-line de ingressos, a entrada com hora e assentos marcados e a divulgação de informações de prevenção ao coronavírus.

Respeitando as recomendações de higiene, cada entidade precisará realizar a limpeza dos sanitários a cada duas horas, e fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) aos funcionários que trabalham no local.

Conforme apurou a reportagem do Cruzeiro do Sul, a direção do Quinzinho de Barros enviou à Sema um documento com recomendações de ações para retorno do público ao parque, que incluem ações de divulgação de protocolos de higiene e distanciamento social, marcações de chão, limitação de visitantes, instalação de displays de álcool gel 70% em áreas do parque, fechamento de ambientes com possibilidade de aglomeração, e até a mudança dos dias de funcionamento. As sugestões aguardam aprovação da pasta.

Setor Cultural

Além dos parques, o novo decreto libera o exercício de atividades do setor cultural. Assim como os estabelecimento já em funcionamento, galerias, museus, cinemas e teatros poderão funcionar por até oito horas diárias seguindo o sistema de redução na utilização dos espaços a 40% de sua capacidade total e a manutenção dos procedimentos de segurança contra a disseminação da Covid-19. Neste momento, as empresas de entretenimento devem restringir a abertura de salas de cinema, operações e atividades dessa natureza as crianças.

A municipalidade também permitiu a retomada das práticas esportivas, em todas as modalidades que são realizadas nos centros esportivos e parques. Por enquanto, continuam proibidos o funcionamento de casas de espetáculos, shows, boates, salões de festa e clubes. Conforme a justificativa do decreto, esses estabelecimentos organizem eventos com grande aglomeração de público. (Wesley Gonsalves)