Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parques de Sorocaba vão funcionar com apenas 40% da capacidade

03 de Dezembro de 2020 às 16:08

No Zoológico de Sorocaba, o limite de visitantes será de 1.200 pessoas por dia. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (19/11/2020)

Os parques de Sorocaba vão passar a funcionar apenas com 40% da capacidade de público. A medida vale para o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, o Parque Natural Chico Mendes, Parque Natural Ouro Fino, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira, Parque Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) Marco Flávio da Costa Chaves e o Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas. A informação foi divulgada pela Prefeitura, na tarde desta quinta-feira (3). A restrição segue o decreto municipal número 25.989, publicado no Jornal do Município de Sorocaba de terça-feira (1°).

No zoológico, o limite de visitantes será de 1.200 pessoas por dia. Nos demais parques, o limite diário de frequentadores será de 650.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o decreto coloca a cidade dentro das regras estabelecidas para a fase amarela do Plano São Paulo. As determinações incluem a redução na ocupação dos espaços de 60% para 40%.

Na fase verde do plano de flexibilização, o zoo operava com limite de dois mil visitantes por dia. Já nos outros parques municipais, a restrição era de mil pessoas, a cada dia.

Ainda conforme a Sema, será vetada a entrada de visitantes após as locais atingirem a capacidade máxima.

A visita ao Parque da Biodiversidade, especificamente, pode ocorrer de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. É necessário realizar agendamento pelo e-mail [email protected]

As atividades presenciais de educação ambiental seguem suspensas em todos os parques. Além disso, não são permitidos programas que gerem aglomeração nos locais.

Medidas de segurança

Para visitar os parques, o público deve seguir os procedimentos de higienização e distanciamento social. Entre as exigências do protocolo estão o uso de máscara nas dependências das unidades e o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas.

Totens com álcool gel são disponibilizados em pontos estratégicos. Os visitantes devem levar o próprio recipiente para armazenar água e evitar usar os bebedouros, recomenda a pasta.

Alguns espaços estão fechados por questão de segurança, como os recintos do micário, do aviário, do serpentário e do ouriço do zoológico. Os quiosques do Parque Chico Mendes também.

Ademais, os playgrounds do Parque da Biquinha, Parque Chico Mendes e Parque da Água Vermelha estão isolados e não podem ser utilizados.

Fase amarela

A região de Sorocaba regrediu para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo na última segunda-feira (1º), após 50 dias na 4 (verde). A reclassificação mais restritiva começou a valer na quarta-feira (3).

A mudança impõe restrições no funcionamento do comércio e de serviços não essenciais, bem como ao setor cultural. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)