Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parque Tecnológico inaugura Fab Lab na próxima quarta-feira, dia 21

16 de Agosto de 2019 às 06:36

Inauguração do Fab Lab no Parque Tecnológico de Sorocaba será na quarta-feira. Crédito da foto: Divulgação Secom Sorocaba

Um espaço de criatividade, aprendizado e inovação acessível a todos os interessados em desenvolver e construir projetos, utilizando processos colaborativos de criação e compartilhamento do conhecimento. Assim será o Fab Lab que o PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) pretende inaugurar às 9h da próxima quarta-feira (21).

O presidente do PTS, Roberto Freitas, explicou que o projeto -- um dos principais e mais importantes deste ano -- saiu do papel graças à parceria com o Sesi de Sorocaba. Os recursos para a implantação do Fab Lab foram divididos entre as duas instituições.

Ainda conforme ele, a intenção é colocar este grande laboratório aberto em funcionamento ainda este mês. “Com a inauguração do Fab Lab do Parque Tecnológico, teremos três em Sorocaba [os outros estão na Facens e no Sesi]. Um feito inédito no País”, afirma.

[irp posts="127753" ]

 

Roberto Freitas disse que o Fab Lab será voltado para a prototipagem de startups, pequenas empresas e também para a comunidade em geral. A ideia é oferecer os mais variados cursos de inovação e de tecnologia, como montagem de drones, operação de impressora 3D e arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única).

O Fab Lab do PTS é um laboratório de conceito mundial que poucas cidades têm -- apenas as grandes capitais -- e estará interligado com outros de todo o mundo. O objetivo também é criar a Fab City para trocar informações com outros municípios que possuem potencial de desenvolvimento “Vamos prestigiar a produção local para transformar Sorocaba numa cidade autossuficiente e conectada”, afirma.

Também na próxima quarta-feira (21), o Parque Tecnológico inaugura o Laboratório de Vídeo e Imagens que será voltado para o uso de empreendedores e sociedade em geral. A solenidade está marcada para as 10h e o projeto tem a parceria do IFSP. (Secom Sorocaba)