Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parlamento jovem é lançado na Câmara Municipal de Sorocaba

03 de Julho de 2019 às 23:35
Ana Claudia Martins [email protected]

Parlamento jovem é lançado na Câmara Vereadores vão acompanhar jovens que participarem do projeto. Crédito da foto: Emidio Marques

Com a finalidade de possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Sorocaba, foi lançado na manhã desta quarta-feira (3), no plenário da Casa, o Programa Parlamento Jovem. O vereador Renan Santos (PCdoB), autor da Resolução nº 451, de 1º de agosto de 2017, que reestruturou o programa e permitiu sua implantação, fez a apresentação das diretrizes do projeto, juntamente com a Escola do Legislativo.

Nesta 1ª edição, o Parlamento Jovem será desenvolvido no âmbito do projeto “Ética, Solidariedade e Cidadania”, da rede municipal de ensino, e contará com alunos das escolas municipais Achilles de Almeida, Professor Flávio de Souza Nogueira, Getúlio Vargas, Leonor Pinto Thomaz e Matheus Maylasky. A Secretaria de Educação irá fornecer o transporte para os estudantes durante as atividades fora das escolas.

[irp posts="97241" ]

 

Serão eleitos 20 jovens vereadores das escolas participantes com 20 suplentes, cabendo às próprias escolas organizar a eleição. “Haverá paridade de gênero: se for eleito um menino, necessariamente a suplência ficará com uma menina e vice-versa”, destacou Renan Santos. Por meio de sorteio, cada vereador mirim será apadrinhado pelo gabinete de um vereador e as propostas que surgirem nas sessões do Parlamento Jovem poderão ser encampadas pelo conjunto dos vereadores, com a possibilidade de se transformarem em projetos de lei.

O Parlamento Jovem contará com um Regimento Interno a ser elaborado pela Escola do Legislativo, com a aprovação da Mesa Diretora. (Ana Cláudia Martins)