Sorocaba e Região

Palestra de Leandro Karnal em Sorocaba abordou o segredo do sucesso

Palestra marcou a abertura da 3ª edição do Prêmio Inovação de Sorocaba
A palestra teve seus ingressos esgotados. Crédito da foto: Divulgação / PTS (09/10/2019)

Com um repertório cheio de referências ao cotidiano e bom humor, o historiador, filósofo e professor Leandro Karnal convidou a platéia sorocabana a refletir sobre o segredo do sucesso, na noite desta quarta-feira (9). A palestra “Planejamento e estratégia: o futuro começa hoje”, que teve seus ingressos esgotados, marcou a abertura da 3ª edição do Prêmio Inovação de Sorocaba e foi realizada no Parque Tecnológico da cidade. O valor arrecadado com a venda de ingressos foi destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba.

“Devo dizer que há um momento bom no Brasil atualmente… porque ele não pode piorar”, inicia Karnal, arrancando risadas da plateia com cerca de mil pessoas. Durante duas horas, o professor falou sobre metas, protagonismo, ação e estratégia, e reitera sua crença de que a chave para obter êxito em um objetivo é a adaptação. “Ser empresário, ser marido, ser professor, implica em reinvenção constante. […] é a adaptação que garante a sobrevivência, não basta ser, é saber manter”, diz.

Karnal brinca com a mania de reclamação da sociedade e a crença em sorte ou energia, e afirma: “Coloquemos os cinco sorocabanos e sorocabanas mais ‘bem sucedidos’ da cidade neste palco e nenhum deles dirá que o segredo do sucesso foi lentilha”, ironiza, fazendo referência à fé de algumas pessoas de que comer lentilha no Ano Novo atrai prosperidade.

O professor também brinca com algumas situações do dia a dia relacionadas a signos do zodíaco e, ao fim dos exemplos, conclui: “Eu sempre gosto de lembrar que Shakespeare e Hitler tinham o mesmo signo zodiacal”. “Temos de parar de pensar que o brasileiro não sabe votar, ou que ‘ah, Sorocaba tem uma mentalidade assim…’ e pensar onde ‘eu’ entro para mudar isso”, ele incentiva.

O filósofo também fala sobre estratégia, dedicação e foco, e deixa a reflexão: “O que nós estamos fazendo de nós mesmos?”. “Nós estamos perdendo o foco graças ao celular e à informação em excesso. Não é possível ter mais de um foco, por isso o essencial não é fazer muito, mas fazer bem feito”, garante. “Esforço é ‘banho’, nós precisamos todos os dias”,  completa, dizendo que assim como a atividade corriqueira, o esforço não pode ser interrompido ou dado como suficiente.

Ao fim, Karnal assumiu uma postura mais séria e deixa com os presentes a frase que parece um empurrão rumo à mudança que a “aula” pretende causar: “Antes de tudo, saiba aquilo que quer,  pois aquele que não sabe o que quer, terá que servir a quem sabe”.  Aplaudido em pé pela platéia, o palestrante deixou o local.

Leia mais  PTS abre novo lote de ingressos para palestra de Leandro Karnal

 

Prêmio Inovação de Sorocaba

Em sua 3ª edição, o Prêmio Inovação de Sorocaba 2019 tem como objetivo o desenvolvimento de jogos digitais com enfoque pedagógico, visando a aplicação do conhecimento na prática. A premiação é de R$ 10 mil reais e será dividido entre primeiro, segundo e terceiro lugar, além de três vagas de estágio no Parque Tecnológico de Sorocaba. As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de outubro, pelo site do prêmio.

Leia mais  1ª Feira do Estudante Expo CIEE acontece no Parque Tecnológico

 

Comentários

CLASSICRUZEIRO