Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pacientes reclamam de falta de medicamento para tratar asma

02 de Abril de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Pacientes reclamam de falta de medicamento O salbutamol, também encontrado na versão em bombinhas, é usado para o tratamento de asma. Crédito da foto: Divulgação / Associação Brasileira de Asmáticos de SP

Pacientes reclamam da falta do medicamento salbutamol (aerolim), para tratamento e controle de crises de asma, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba.

Questionada, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), esclarece que não há falta deste medicamento no estoque. “O que pode ter ocorrido foi alguma falta pontual em determinada Unidade Básica de Saúde”, diz.

Os pacientes reclamam que o medicamento é usado por eles para controlar as crises de asma e que sem o salbutamol é necessário buscar atendimento nas unidades de urgência e emergência, o que, segundo orientações das autoridades de saúde, deve ser evitado ao máximo durante a pandemia do coronavírus. Outra preocupação é que os pacientes asmáticos, assim como pessoas com doenças no coração, fumantes, diabéticos, idosos, entre outros, são considerados dos grupos de risco em relação à Covid-19.

A SES afirma que a falta pontual em determinada UBS em relação ao medicamento para os pacientes com asma seria regularizada ainda nesta quarta-feira (1º). “Vale ressaltar que o sabultamol faz parte da lista de medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Programa Farmácia Popular, sendo fornecido nas farmácias credenciadas ao programa”, diz a pasta municipal.

Coforme, a SES, atualmente 6.024 pacientes estão cadastrados no município para receber o medicamento para o tratamento da asma. A SES não informou em qual UBS haveria falta pontual do medicamento. (Ana Cláudia Martins)