Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pacientes passam por triagem nas unidades de saúde em Sorocaba

09 de Abril de 2020 às 16:20

Pacientes passam por triagem nas unidades de saúde em Sorocaba Paciente passa por triagem em unidade de saúde em Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

Pacientes têm passado por uma triagem antes da entrada nas unidades municipais de saúde em Sorocaba. O objetivo da medida é atender a população previamente e evitar que suspeitos da Covid-19 entrem nos prédios sem máscaras de proteção.

As mesas para a triagem de pacientes foram instaladas nas áreas externas das unidades municipais de saúde em Sorocaba. Esse processo tem sido feito nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Policlínica, nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e nos Pronto-Atendimentos (PAs).

Nas 32 UBSs, diversas medidas foram adotadas para combater o novo coronavírus. Além da triagem, também há uma marcação de espaçamento de calçada. A medida visa evitar a aproximação de pessoas.

O governo municipal também instalou cartazes com informações sobre a doença. Pacientes com sintomas gripais recebem máscaras de proteção e são encaminhados a uma sala exclusiva para atendimento.

Nesta quinta-feira (9), o titular da Secretaria da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, visitou UBSs e a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O objetivo foi verificar se todas medidas preventivas sobre o novo coronavírus estão sendo aplicadas nos locais, além de fiscalizar o abastecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Visitas do secretário

A primeira UBS a receber a visita do titular da pasta foi a UBS da Vila Haro. Lá, o secretário pode conferir que a unidade possui a mesa de triagem na área externa para atender os pacientes e evitar que suspeitos da Covid-19 entrem sem máscara.

Outra unidade a receber a visita do secretário foi a UBS Hortência. Watanabe aproveitou para conversar com o coordenador e funcionários.

Por último, o secretário esteve na Central de Regulação do Samu. No local, ele verificou a quantidade de EPIs e conheceu de perto a integração de serviços entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Corpo de Bombeiros.

[irp posts="237552" ]

 

“A Secretaria da Saúde de Sorocaba vem tomando diversas medidas desde o mês de fevereiro para se preparar no combate desta pandemia. Diariamente estudamos cada vez mais formas para intensificar nossas ações no município e evitar a propagação do vírus”, ressalta Watanabe. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)