Buscar no Cruzeiro

Buscar

Outono começa nesta sexta (20) com a chegada de uma frente fria

20 de Março de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Outono começa hoje com a chegada de uma frente fria As temperaturas mais baixas já chegam neste fim de semana, com mínima de 16ºC. Crédito da foto: Fábio Rogério (19/3/2020)

Depois de um verão bastante chuvoso em Sorocaba, o outono começou às 0h50 desta sexta-feira (20), com temperaturas mais amenas e a chegada de uma frente fria. A nova estação marca a transição entre o clima chuvoso e quente do verão e o período frio e seco do inverno.

A temperatura máxima na cidade nesta sexta-feira (20) não deverá passar dos 26ºC e a mínima esperada é de 19ºC. Já neste sábado (21), a temperatura mínima deverá cair para 16ºC e máxima deverá permanecer a mesma de hoje.

A previsão é do meteorologista Marcelo Schneider, coordenador do Distrito de Meteorologia (7º Disme) do Inmet em São Paulo. Segundo ele, o outono em Sorocaba este ano deverá seguir as principais tendências da estação, que são a diminuição das chuvas e o tempo seco, além, das temperaturas mais amenas – característica típica da estação --, e a chegada de frentes frias oriundas da região sul do País.

“As temperaturas devem ficar próximas das médias típicas para a estação e os dias mais frios devem ocorrer a partir da segunda quinzena de abril”, afirma o meteorologista.

Conforme Schneider, o primeiro dia do outono já começa com a chegada de uma frente fria na madrugada de hoje, que aumenta a formação de nuvens carregadas sobre todo o Estado, podendo provocar chuva e até risco de temporais em todas as regiões paulistas.

No fim de semana, a previsão para amanhã é de sol, com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado e noite com muitas nuvens. E no domingo, as temperaturas deverão estar mais amenas com mínima de 16°C e máxima de 25°C.

O mais chuvoso

O verão em Sorocaba teve o mês de fevereiro mais chuvoso da história, com o total de 387,5 milímetros (mm) acumulados registrados. O volume representa um aumento de 88,56% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados no total 205,5 mm.

De acordo com o meteorologista do Inmet, o fevereiro anterior com maior volume de chuva foi registrado em 2011, com 379 mm.

Frio traz preocupação

A chegada do outono e depois do inverno já traz a preocupação com o aumento de doenças respiratórias, como gripe, resfriado, rinite, sinusite, asma, bronquite, entre outras. E, neste momento, segundo infectologistas, também com o aumento de casos de coronavírus no Brasil.

O infectologista David Uip, que coordena o comitê que trabalha na contenção da Covid-19 no País, vem destacando que existe a preocupação sobre a evolução do coronavírus com a chegada do outono, quando as temperaturas caem em diversas regiões. “A chegada do outono será um fator complicador. O vírus gosta do frio. Com a mudança de clima, talvez a gente passe para uma segunda fase do problema”, disse Uip, recentemente. (Ana Cláudia Martins)