Buscar no Cruzeiro

Buscar

Operação para combater pedofilia na internet prende suspeito em Sorocaba

28 de Março de 2019 às 12:02

Caso foi apresentado na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (28/3/2019)

Um empresário de 47 anos foi preso em flagrante em Sorocaba por armazenar material pornográfico de crianças e adolescentes. A prisão foi feita pela Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (28), durante cumprimento de um mandado de busca e apreensão dentro da Operação Luz da Infância 4.

Segundo a titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba, Luciane Bachir, o homem foi preso em seu escritório, na zona sul da cidade. Os policiais foram até o local e apreenderam aparelhos eletroeletrônicos, incluindo um notebook. No computador foi constatado que o homem acessava as fotos de pedofilia por meio de um site e tinha capturas das imagens, o que justificou a prisão em flagrante.

Segundo a delegada, o empresário confirmou o acesso às imagens com cenas sexuais de crianças e adolescentes, mas negou fazer o compartilhamento das fotos. A identidade do acusado e o ramo de atuação de sua empresa não foram divulgadas, mas, segundo Luciane, ele tinha formação superior.

[irp posts="96196" ]

 

Os policiais tentaram cumprir ainda um segundo mandado de busca e apreensão em uma residência na zona oeste de Sorocaba, mas a casa foi encontrada vazia, em reforma, portanto nada foi apreendido. Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Salto de Pirapora, na Região Metropolitana de Sorocaba, mas não foram divulgados detalhes sobre a operação no local.

Operação nacional

A ação da Polícia Civil na região de Sorocaba faz parte de uma operação nacional contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes praticados na internet. Denominada Luz na Infância 4, cumpre 266 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados aos crimes de exploração sexual.

No Estado de São Paulo são 87 mandados de busca e apreensão. A força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) envolve Polícias Civis do Distrito Federal e de 26 Estados.

Ao todo, foram mobilizados mais de 1.500 policiais para o cumprimento da missão. A ação desencadeada é decorrente de cooperação mútua entre a Diretoria de Inteligência e a Diretoria de Operações, ambas vinculadas à Secretaria de Operações Integradas do MJSP. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)