Buscar no Cruzeiro

Buscar

Operação aplica 44 autuações em motociclistas que transitavam irregularmente

25 de Fevereiro de 2021 às 19:33
Ana Claudia Martins [email protected]

No total, 35 motociclistas foram abordados durante as blitz. Crédito da foto: Secom/Sorocaba.

Uma operação conjunta realiza pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Urbes – Trânsito e Transportes, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM), nesta quinta-feira (25), resultou na emissão de 44 autuações a motociclistas que transitavam irregularmente pela cidade.

Dois bloqueios foram realizados, sendo um na Avenida São Paulo e outro na Avenida Américo Figueiredo, inclusive com o propósito de coibir a poluição sonora causada pelo escapamento de motocicletas.

No total, 35 motociclistas foram abordados durante as blitz. A PM e agentes de trânsito da Urbes constataram irregularidades na documentação ou no veículo, como problemas nos pneus ou nos equipamentos de sinalização, o que gerou 47 autos de infração. Três motos acabaram guinchadas.

Seis motocicletas foram encaminhadas para a medição de ruído, feita pelo corpo técnico da Sema, sendo que duas delas acabaram autuadas por infrações ambientais, no valor de R$ 2.595,17, com base na Lei Municipal nº 11.367, de 12 de julho de 2016. As medições de ruído são realizadas por meio de um aparelho chamado sonômetro, que nada mais é do que um medidor de som.

Pesquisa on-line

A Sema disponibiliza uma pesquisa on-line para identificar quais as vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são passados às autoridades de segurança, para o planejamento das próximas ações. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. (Da Redação, com informações da Secom/Sorocaba)