Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ônibus urbanos de São Roque podem parar em 72 horas

24 de Julho de 2019 às 19:31

A Mirage Transportes é a permissionária do transporte coletivo urbano de São Roque. Crédito da Foto: Cortesia/Arquivo/Jornal da Economia

A empresa de ônibus Mirage Transportes, concessionária do transporte coletivo urbano de São Roque, foi notificada de greve pelo Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região na tarde desta quarta-feira (24). Isso significa que a categoria pode paralisar os serviços depois de 72 horas da notificação, conforme determina a lei de greve em serviços essenciais.

[irp posts="140799" ]

 

A mesma lei determina que pelo menos 30% da frota de ônibus seja mantida em operação caso ocorra o movimento grevista. A decisão de notificar a empresa foi tomada em assembleia dos funcionários no último dia 16.

De acordo com o Sindicato, "a empresa não aceita as reivindicações da campanha salarial da categoria e pratica irregularidades trabalhistas como o não pagamento correto de horas-extras, descanso semanal remunerado (DSR) e adicional noturno, além de não implantar plano de saúde, praticar banco de horas e realizar descontos indevidos de cobradores e de dias faltados por motivo de doença".

Histórico

Os serviços da Mirage em São Roque já estiveram paralisados no início do mês, por outras razões. No dia 5, a categoria parou por quatro horas em protesto ao atraso do processamento do pagamento nos funcionários.

Entre os dias 8 e 11, os empregados cruzaram os braços em resposta à demissão de quatro colegas por justa causa em retaliação ao protesto da semana anterior. A situação foi normalizada no dia 12, com um acordo entre as partes. (Da Redação)