Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ônibus seguem circulando com 40% da frota em Sorocaba

01 de Abril de 2020 às 09:40

O número reduzido de veículos no sistema é o mesmo que já vinha sendo praticado nos últimos dias, após um acordo extrajudicial entre a prefeitura, por meio da Urbes, e o sindicato. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (26/3/2020)

Apesar da ameaça feita ontem de paralisar 100% do transporte público em Sorocaba, caso as empresas não fornecessem equipamentos de proteção individual (EPIs) para proteger os trabalhadores em transportes da contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região mantém a operação de 40% da frota na manhã desta quarta-feira (01).

O número reduzido de veículos no sistema é o mesmo que já vinha sendo praticado nos últimos dias, após um acordo extrajudicial entre a prefeitura, por meio da Urbes, e o sindicato. Até o momento, nenhuma das partes divulgou publicamente o acordo.

[irp posts="234423" ]

 

Na manhã desta terça (31), o sindicato que representa os motoristas de ônibus divulgou nota informando que havia protocolado a notificação às empresas para que elas forneçam os EPIs em um prazo de 24 horas. “Caso os EPIs não sejam fornecidos no prazo estipulado, os trabalhadores irão paralisar as atividades e não terá saída de veículos para atendimento à população”, afirmava nota do sindicato.

As empresas Consor e STU afirmam que, desde o início da pandemia, têm fornecido álcool gel e luvas para seus colaboradores. Quanto às máscaras, as empresas afirmam que têm diariamente procurado comprar máscaras, mas, em função da grande procura não as tem encontrado. “Repudiamos essa afirmação do Sindicato [de que as empresas não estariam fornecendo EPIs], pois ela é infundada. Estamos trabalhando conforme as orientações dos órgãos de saúde pública para que os serviços sejam realizados com segurança e preserve a vida de todos”.

Por meio de nota conjunta, as duas empresas disseram “qualquer eventual paralisação será despida de qualquer fundamento legal e o que é pior, trará prejuízo imensurável àqueles que mais precisam do transporte público para o efetivo combate à pandemia”.